segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pesquisa sobre comunidades indígenas do Tapajós é tema de programa de tv

Pesquisas que estão sendo realizadas pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) em áreas indígenas do pólo turístico do Tapajós através do Prodetur Pará são temas do programa Diálogo Aberto, da TV Nazaré. As gravações do programa, apresentado pelo jornalista Eduardo Sobral, aconteceram na tarde da última sexta-feira, dia 13, e vão ao ar nesta segunda-feira, dia 16,. A entrevista é com o pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi, antropólogo Antônio Maria Santos.

As pesquisas resultam de levantamento do Programa Nacional de Desenvolvimento Turístico (Prodetur), executado no Pará pela Paratur e incluíram visitação e levantamento de dados de 26 de março a 2 de abril em comunidades indígenas de Santarém (Aritapera, Alter-do-Chão e Cururunã), Belterra (Marituba, Bragança e Itacoara) e Oriximiná (Mapuera e Quilombola). Os dados vão subsidiar ações de fortalecimento do turismo do Tapajós a partir de investimentos do Prodetur, que prevê recursos que somam US$ 44 milhões de dólares a serem aplicados em turismo nos pólos Tapajós, Marajó e Belém, como explica Márcia Bastos, coordenadora do Prodetur Pará.

Durante a entrevista, que pode ser acompanhada a vivo pelo portal www.fundacaonazare.com.br, Antônio Maria vai explicar a importância dessas pesquisas não só para o turismo, já que as comunidades vão ser preparadas para a visitação de turismo, beneficiadas assim com a geração de trabalho e renda, mas também para o resgate, manutenção e preservação da identidade cultural desses povos, tendo a cultura tapajônica como principal referência.

Pesquisador das áreas de saúde e de línguas indígenas, colaborador da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), do Unicef, Antônio Maria fala também na entrevista sobre o seu vasto conhecimento na área da antropologia, trabalhos publicados, e da sua contribuição enquanto pesquisador através do Museu Goeldi, tendo atuado como professor em diversos níveis de ensino.

Na oportunidade o pesquisador, que está na pesquisa do Prodetur representando o Museu Paraense Emílio Goeldi, à convite da Paratur, convida para o XIII Curso “A Importância do Museu Goeldi nos Diversos Níveis de Ensino: Povos Indígenas, Ação Política, Conflitos e Conquistas”. O evento acontece de 17 a 23 deste mês, com mesas redondas, oficinas, mostra de filmes etnográficos, no auditório Alexandre Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

O programa Diálogo Aberto tem 1h30 e vai ao ar de segunda a sexta, pelo Canal 30, às com apresentação de Eduardo Sobral, produção de Janine Bargas e Andreia Teixeira. Informações e participações: (91) 40069224/ 9258/ 9200, e-mail jornalismo@fundacaonazare.com.br ou pelo twitter @TvNazare.

Texto: Benigna Soares – GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário