sexta-feira, 27 de abril de 2012

Paratur promove visita de agencias de viagem a Mosqueiro

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promove, na manhã desta sexta-feira (27), a visita de cerca de 4 agencias de viagem à ilha de Mosqueiro, localizada a 70 km de Belém. A visita faz parte do “Programa de Estruturação de Produtos Turísticos para o Fomento do Receptivo na Região das Ilhas de Belém – PA” que vem sendo executado pela Paratur desde o último dia 17. O objetivo é mostrar aos agentes novos produtos turísticos que atendam tanto a demanda local como a de negócios e eventos. O projeto foi desenvolvido em parceria com Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc).

Segundo Silmara Resque, Gerente de Negócios da Paratur, a Companhia paraense de Turismo, através do resgate de uma consultoria, propõe um novo roteiro turístico para a ilha de Mosqueiro que atenda principalmente o turista de negócios e eventos que vem a Belém. Ainda segundo ela, o roteiro mostrará um pouco do perfil da história da ilha, a peculiaridade da arquitetura dos Chalés, modos de vida do habitante local, trilhas e o circuito de praias fluviais.

Como parte do projeto, a Paratur realizou ainda desde o último dia 17 ações de mobilização de representantes do turismo local, como Associação Pró-Turismo, Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania da Ilha de Mosqueiro (Conseg) tapioqueiros, barraqueiros, artesãos e outros. No dia 19 uma reunião marcou a apresentação aos atores locais envolvidos com o turismo das ações previstas para a região, conforme Plano Estratégico de Turismo da Paratur. Após a reunião houve um Famtur (visita de familiarização) e ações de levantamento de demanda de qualificação, que visam garantir mais qualidade e competitividade dos produtos e serviços turísticos oferecidos. Além disso, a ilha receberá ações de qualificação profissional de turismo realizadas pela Paratur.

Liliane Obando, Diretora de Fomento da Paratur, informou que a visita está sendo feita feita por representantes das agencias Travel in, Vitt Turismo,Enjoy e Brasil Amazon além de representantes da Belemtur,Sebrae e Abeoc. Representantes do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur) e Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur) também participam.

Fortalecimento do turismo - A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) segue realizando as ações de fortalecimento do turismo nos municípios paraenses. Desde a ultima segunda-feira (23) Bragança, Tracuateua e Curuçá recebem técnicos da Paratur para reunião com autoridades ligadas ao turismo com o objetivo de apresentar o novo modelo de gestão municipal da atividade. A ação, que é realizada pela Diretoria de Fomento da Paratur, faz parte da execução do Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”. Baracarena e Cametá são os próximos municipios a receberem as ações.

Socorro Costa, presidente da Paratur, diz que as ações visam garantir bons resultados ao turismo do Pará.

Ela informa que as ações, projetos e programas em desenvolvimento pela Paratur buscam maior geração de emprego, renda e a redução das desigualdades, assim como colocar o Pará entre os destinos turísticos prioritários.

TURISMO EM NÚMEROS - Segundo a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, o Governo do Estado trabalha o fortalecimento do turismo em várias vertentes. A promoção e marketing do destino nos mercados nacionais e internacionais, prioridade do Plano Estratégico de Turismo do Pará, são algumas dessas vertentes, visando atrair fluxo, aumentar a permanência desses turistas no Estado e com isso gerar mais emprego e renda. Outro investimento é na profissionalização da oferta da mão de obra e de serviços. “Por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTUR) mais de 10.500 profissionais vão ser qualificados pela Paratur até 2015. A melhoria da qualidade e quantidade da oferta de serviços e produtos no Estado certamente vai atrair mais investidores à região, entre eles da área da hotelaria”. Diz Socorro.

A gestora da Paratur adianta que a estimativa de fluxo turístico para 2012 é de mais de 850 mil turistas, oriundos do Brasil e de outros países, a exemplo dos Estados Unidos, Portugal, França, departamentos franceses, entre outros. Em 2011 o fluxo anual somou mais de 770 mil turistas, que deixaram no Pará R$ 380 milhões de reais. O crescimento representará um aumento de 9,54%. O setor, segundo ela, gerou mais de 93 mil empregos.

“Nossa expectativa é de tornar o Pará cada vez mais atraente e competitivo no mercado nacional e internacional, trazendo o máximo de investidores, sejam agentes de viagens, hoteleiros, empresas de transporte, do setor de gastronomia e outros”. Afirma Socorro, que assumiu a presidente da Paratur dia 12 de abril, em substituição à Adenauer Góes, nomeado pelo governador Simão Jatene titular da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur).

Texto: Benigna Soares e Wanderson Curcino - ASCOM PARATUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário