sexta-feira, 27 de abril de 2012

Paratur previne abuso sexual de crianças e adolescentes em espaços turísticos de Tracuateua e Bragança

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), por meio do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ), realiza nesta sexta-feira (27) em Tracuateua e no sábado (28), em Bragança, incluindo a vila de Ajuruteua, ações de sensibilização visando prevenir abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em espaços turísticos.

Rosely Coroa, coordenadora do NRQ, informa que as ações fazem parte do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), ligado ao Ministério do Turismo e executado pela Paratur. Ela informa ainda, que além da prevenção da violação de direitos da criança e adolescente a equipe técnica da Paratur deslocada para Bragança e Tracuateua também levam ao município esclarecimentos sobre o programa Turismo Legal, que sensibiliza prestadores de serviços e proprietários de equipamentos turísticos sobre a importância da legalização de suas atividades, através da inscrição no CADASTUR.

O Turismo Legal é executado a partir de palestras e visitas técnicas visando alertar os profissionais da área para as vantagens da legalização e desvantagens de trabalhar na ilegalidade.

“Esta ação faz parte do cronograma de execução de convênios firmados junto ao MTur, e tem como objetivos levar informações e orientações aos profissionais e empresários do turismo, sobre o Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – CADASTUR, e sobre o Programa Turismo Sustentável e Infância – TSI, que visa prevenir a exploração de crianças e adolescentes no turismo”. Reforça Rosely.

Integram as ações do NRQ em Bragança e Tracuateua, além da visita técnica, reuniões com gestores municipais ligados ao turismo.

Em março receberam as ações do Cadastur e do Turismo Sustentável e infância os municípios de Curuçá, Marapanim, Maracanã (Algodoal- Mayandeua).

Maiores informações sobre o Cadastur e o TSI

NRQ-Paratur (Praça Maestro Waldemar Henrique s/n – Reduto – Belém-Pará

regionalpara@paratur.pa.gov.br

www.turismoparaense.blogspot.com

(91) 32250327

Nenhum comentário:

Postar um comentário