segunda-feira, 9 de abril de 2012

Paratur participa da Feira Pará Negócios


Belém já se consagrou como a capital da Amazônia escolhida para o turismo de eventos e de negócios. De olho nessa realidade a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) estará presente na Pará Negócios deste ano, que acontece de 12 a 15 de abril no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento, realizado pela Associação Comercial do Pará (ACP), Conselho de Jovens Empresários e Conselho da Mulher Empresária, é uma feira multissetorial que reúne todos os segmentos do comércio e serviços do Estado. A Paratur pretende levar ao público várias ações que desenvolve  tanto na questão social quanto do empreendedorismo dentro do setor do turismo, dentre elas as ações de execução Plano Estratégico de Turismo – Ver-o-Pará, as ações do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) e do CADASTUR, Cadastro Geral do Turismo que garante legalidade à oferta de produtos e serviços no setor.

O Plano Estratégico de Turismo – Ver-o-Pará, lançado pelo Governo do Estado através da Paratur em novembro de 2011, tem o objetivo de fortalecer o setor turístico através da atuação estratégicas de mercado, sob dois eixos: a promoção do turismo paraense a nível regional, nacional e internacional e o desenvolvimento de novos produtos e fortalecimento de produtos já existentes. O Plano prevê nove macroprogramas e 42 projetos, que a partir deste ano até 2014 pretende buscar um melhor posicionamento do Pará no cenário do turismo sendo os anos de 2015 a 2020, destinados à consolidação do Pará como líder de turismo na Amazônia.

Desenvolvido pelo Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur, o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) foi lançado em 2004 pelo Ministério do Turismo durante o I Fórum Mundial do Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável prevendo o compromisso da proteção à criança e do adolescente dentro da atividade turística. Várias ações são desenvolvidas neste sentido, como palestras de conscientização e distribuição de folders para o trade dos seis polos turísticos do Pará. Além disso, o Núcleo de Registro e Qualidade desenvolve as ações do CADASTUR, um banco de dados dos prestadores de serviços turísticos feito pelo Ministério do Turismo com validade de dois anos. O objetivo do cadastro é facilitar a profissionalização do setor e criar um banco de registro nacional dos prestadores de serviços turísticos. Segundo Silmara Resque, Gerente de Negócios da Diretoria de Fomento da Paratur, estes e outros programas vão ser apresentados durante a Pará Negócios, em estande de 16 metros quadrados, que será organizado conforme a nova proposta visual de promoção do turismo paraense, inspirada no “Ver-o-Pará”.

A feira Pará Negócios é uma das principais feiras do setor de comercio e serviços da região e nesta edição conta com aproximadamente 70 expositores das mais diversas áreas como turismo, educação, moda, eventos, artesanato, institucional tecnologia, entre outros, além de uma extensa programação com palestras e mesas redondas.
Benigna Soares e Wanderson Curcino - GECV Paratur










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