quinta-feira, 19 de abril de 2012

Paratur fortalece produtos turísticos em Mosqueiro

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), por meio da Diretoria de Fomento, está executando esta semana o Plano Operacional de Mosqueiro, ligado ao “Programa de Estruturação de Produtos Turísticos para o Fomento do Receptivo na Região das Ilhas de Belém – PA”. Segundo a gerente de Negócios da Paratur, Silmara Resque Rosa, o objetivo do projeto é fortalecer o turismo receptivo por meio de produtos turísticos que atendam a demanda local e a de negócios e eventos. O programa contempla, além da ilha de Mosqueiro, Cotijuba e Jutuba, sendo que a primeira etapa do trabalho será realizada em Mosqueiro, através do resgate do roteiro elaborado por uma consultoria e da qualificação dos atores locais envolvidos com o turismo.

Liliane Obando Hollanda, diretora de Fomento da Paratur, explica que as ações contam com importantes parceiros articulados com a Paratur, entre os quais a Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc).

Praia do Murubira - Mosqueiro (PA)
As ações, em Mosqueiro, iniciaram na última terça-feira, dia 17, a mobilização de representantes do turismo local, entre os quais a Associação Pró-Turismo, Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania da Ilha de Mosqueiro (Conseg) tapioqueiros, barraqueiros, artesãos e outros. Nesta quinta-feira, dia 19, pela manhã uma reunião marcou a apresentação aos atores locais envolvidos com o turismo das ações previstas para a região, conforme Plano Estratégico de Turismo da Paratur. Após a reunião houve um Famtur (visita de familiarização) e ações de levantamento de demanda de qualificação, que visam garantir mais qualidade e competitividade dos produtos e serviços turísticos oferecidos.

Mosqueiro - O Distrito de Mosqueiro está localizado a cerca de 70 quilômetros de Belém, seguindo pela BR 316. Trata-se de um conjunto de ilhas, tendo a de Mosqueiro como a principal, onde encontramos inúmeras praias de água doce, a maioria com ondas muito fortes semelhantes às ondas de mar. Outra peculiaridade são as trilhas ecológicas. Na Praça Matriz, a tradicional tapioquinha de Mosqueiro é um forte atrativo, tendo em vista o sabor, a preparação e a variedade encontrada.

No próximo dia 27 a Paratur vai realizar, como ação do Plano Operacional de Mosqueiro, a avaliação dos novos roteiros com a participação de agentes de viagens de Belém, visando promover os produtos junto aos agentes objetivando a comercialização no mercado local e nacional.

Foto: Héden Franco
Texto: Benigna Soares - GECV

Nenhum comentário:

Postar um comentário