segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jantar Beneficiente fez parte da Programação do Ver-o-Peso da cozinha paraense

Com o objetivo de ajudar o Instituto Criança Vida, uma entidade que cuida de crianças com câncer no Pará, foi promovido um jantar beneficente para 150 pessoas na noite da última quinta-feira, 12, no Chateau Classique, em Belém. O jantar faz parte da programação do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, evento que teve início na quarta-feira, e encerrou no domingo, dia 15 e que tem o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

Segundo Daniela Martins, Chef paraense e filha do idealizador do evento, Paulo Martins, a idéia foi promover um jantar em que o público de Belém pudesse desfrutar do que há de melhor na cozinha brasileira, ver como os chefs trabalham nossos produtos fora do Pará e ajudar uma instituição de caridade. No menu, entradas, pratos principais e sobremesas aromatizadas com vinho tendo como base de inspiração os ingredientes do Pará. Além de Daniela Martins, os chefs que prepararam o jantar foram Mara Salles (SP), Monica Rangel (RJ), e Bel Coelho (SP).

Daniela Marins acredita que este é um momento muito importante para a gastronomia paraense já que o próprio evento traz chefs experientes de várias partes do Brasil para nos ensinar algumas técnicas novas e ao mesmo tempo dá a eles a oportunidade de conhecer nossos produtos que cada vez mais são descobertos no interior do estado. Para ela, que preparou para o jantar uma sopa de Uxi com camarão regional, “a nossa culinária tem muito a influenciar na culinária de todo o Brasil por que ela é 100% brasileira”, conta.

A Chef Monica Rangel, que trabalha com cozinha regional mineira no Rio de Janeiro, também acredita no diferencial da culinária do Pará. “O mais importante da cozinha paraense é a sua hegemonia e diversidade”, salienta afirmando que, diferente do resto do Brasil, a culinário no Pará preservou suas raízes indígenas. Mônica disse ainda acredita que a nossa culinária possa servir de motivação para a vinda de turistas ao estado. “Acho muito louvável que um chef leve daqui os produtos para preparar seus pratos lá fora mais acho mais louvável ainda que as pessoas venham ao Pará ver esta diversidade”, ressalta. A chef preparou para o jantar Costela de Porco com Creme de Milho com Cumaru e Crocante de Jambu e Cubos de Banana.

Além do dia 12, houve outro jantar beneficente no dia 13, sexta-feira com a presença dos chefs Alex Atala (SP), André Saburó (PE), José Barattino (SP), Armir Fonseca (EUA), Arnor Porto (SP) e Thiago Castanho (PA). Parte da renda dos dois jantares será revertida para o projeto social Criança Vida.

Texto: Benigna Soares e Wanderson Curcino – GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário