quarta-feira, 4 de abril de 2012

Governo do Pará garante segurança a turistas alemães


Navio Bremen Nassau Ancorado no Cais do Porto 

O Governo do Estado do Pará, através da Companhia Paraense de Turismo (PARATUR), em parceria com a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), estão garantindo segurança para o receptivo de dois navios que ancoraram na manhã desta quarta-feira, dia 04, no Cais do Porto e Estação das docas, em Belém, trazendo mais de 1400 turistas oriundos da Alemanha.

 O Comandante de Policiamento Turístico (CIPTUR) Major Henrique Pereira, garante a segurança dos 1400 turistas alemães dos navios AIDA e Bremen Nassau, que já estão em terras paraenses. Segundo Major Pereira, além do policiamento feito diariamente pela CIPTUR e pelo Comando de Policiamento da Capital, 6° ZPol, do 2° Batalhão,  pontos estratégicos da feira do Ver-o-Peso estão sendo reforçados com  mais de 20 homens do Comando Especializado,  cavalarianos da polícia, um conjunto de policiamento de cães, além de policiais descaracterizados do serviço de inteligência da polícia, para identificar possíveis infratores e prevenção de ações criminosas.  O Major Pereira e a delegada responsável pelo Setor de Segurança Turística da Paratur, Soraia Ferreira estiveram no Ver-o-Peso para acompanhar a ação.

Em dezembro do ano passado, o governador do Pará, Simão Jatene entregou 20 novas viaturas para o policiamento turístico. Na ocasião o governador lembrou da importância do turismo para o desenvolvimento do estado destacando a estratégia da segurança pública para garantir ao turista uma experiência cada vez melhor ao visitar o Pará. Das 20 viaturas garantidas para a segurança turísticas, 10 foram destinadas ao interior do estado.

 A polícia turística já tem mais de 15 anos, foi implementada em 1996 e tem a finalidade dar um diferencial no atendimento e na hospitalidade do turista nos principais locais de visitação do estado.
Turistas alemães visitando a fera do Ver -o- Peso 

ROTEIRO

Segundo João Ribeiro, diretor da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros no Pará, o roteiro de visitação desses turistas em Belém inclui os principais atrativos da cidade, como Complexo Ver-o-Peso, Forte do Presépio, Basílica de Nazaré e Museu Paraense Emílio Goeldi.

O Aída é um dos 25 navios da temporada de cruzeiros no Pará que teve início em outubro de 2011 e segue até maio deste ano, com uma estimativa de receber 20 mil turistas a bordo de 25 navios, oriundos de diversos países.

De acordo com João Ribeiro, o Estado do Pará recebeu em janeiro 4 navios, somando 3.800 turistas, em fevereiro receberemos um total de 6 navios com 5.500, em março 4 navios com 4.100, em abril 2 navios com 2.600 e maio 1 navio com 200 turistas. Ainda segundo ele houve um aumento significativo, em torno de 50%, no número de cruzeiros no estado.

A primeira passagem do navio Aida no Estado foi entre 11 e 12 de janeiro, com centenas de turistas que visitaram Belém em plena programação de 396 anos da cidade.  Em janeiro também passou por Belém o navio Amsterdã, com 1,6 mil turistas de procedência inglesa. O total de turistas em janeiro, segundo João Ribeiro, foi de 3,8 mil turistas e quatro navios. Em fevereiro já passaram cinco navios, totalizando mais de 5,5 mil turistas.

Navio AIDA em alto mar
Em março quatro cruzeiros aportam na capital paraense, trazendo a bordo 4,1 mil turistas. Em abril serão mais dois navios (com 2,6 mil turistas) e, em maio, um navio, com 200 turistas.  Os principais pontos desses desembarques são Icoaraci, Belém e Santarém (Alter-do-Chão).

Para incentivar o uso do potencial hídrico do Pará na atividade turística, tanto para o turismo de sol e praia como para os passeios pelos rios da região, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) fez, em janeiro deste ano, a Oficina Técnica de Fortalecimento de Circuito Integrado do Turismo. A programação, que de acordo com o presidente da Paratur, Adenauer Góes, segue orientações do Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em novembro do ano passado, teve a participação do trade local, em especial agências de viagens do Pará.

 O objetivo da oficina foi inserir o Pará na agenda da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para a criação do circuito Amazon Water Tourism Route, com o propósito de identificar e descrever a criação dos cinco atrativos principais da Amazônia nesse tipo de rota turística que envolve aproveitamento do potencial hídrico. Os países parceiros, neste sentido, são Equador, Peru, Colômbia, Bolívia e Brasil.

 A OTCA está trabalhando no estabelecimento dos pré-circuitos de turismo. O Pará está participando de dois circuitos, no Amazon Tour e também no Amazon Water Tour World.

Jeferson Höenisch  - GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário