terça-feira, 17 de abril de 2012

DOE traz nomeação do primeiro secretário estadual de turismo do Pará

Foi publicada na edição dessa terça-feira, dia 17, no Diário Oficial Estado (DOE) decreto do governador Simão Jatene que nomeia o médico e gestor público Adenauer de Oliveira Góes o primeiro secretário de turismo do Pará. A nomeação de é de acordo com o artigo 135, da Constituição Estadual, seguindo a Lei nº 7.593, de 28 de dezembro de 2011.

O governador formalizou na manhã da última quinta-feira, 12, no Palácio dos Despachos, convite oficial para que Adenauer Góes seja o secretário de Estado de Turismo do Pará. Na oportunidade também houve a formalização de que Socorro Costa, administradora e especialista em gestão pública, assumirá a presidência da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em substituição a Adenauer.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) foi oficialmente criada em 29 de dezembro de 2011, com a publicação, no Diário Oficial do Estado do Pará da Lei Nº 7.593, de 28 de dezembro de 2011, através da qual o governador Simão Jatene criou o Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur), ao qual está ligada a referida secretaria. O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno na Assembléia Legislativa do Pará no dia 15 de dezembro e veio atender demanda do trade turístico e de toda a sociedade do Pará, que sempre ansiou por uma secretaria capaz de impulsionar políticas públicas de investimento no setor.

O Segetur tem por missão institucional promover o desenvolvimento turístico no Estado do Pará, de forma integrada e articulada, com os órgãos que o compõe: Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur); Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Através dos órgãos que o compõem, o Segetur tem por missão propor a política estadual de desenvolvimento do turismo; promover e divulgar o turismo do Estado do Pará no país e no exterior; estimular as iniciativas públicas e privadas de incentivo às atividades turísticas; planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os planos e programas de incentivo ao turismo.

Setur – A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), órgão da administração direta, vinculada à Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), é também o órgão central do Sistema Estadual de Gestão de Turismo, cuja atuação está voltada para a observância e o cumprimento de sua finalidade institucional e das funções desenvolvidas pelos órgãos integrantes do sistema. Surge com a finalidade de planejar, coordenar e gerenciar a política de desenvolvimento turístico no Estado do Pará.

F o m e n t u r – Atualmente presidido pelo gestor da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, o Fomentur tem por finalidade auxiliar o Secretário de Estado de Turismo na proposição da Política Estadual de Turismo e na execução de ações estratégicas de turismo do Estado do Pará, bem como dos programas, projetos e atividades deles derivados. É formado por mais de 40 entidades de classe e representativas do poder público, imprensa, setor empresarial e organizações não governamentais, que através de reuniões ordinárias e extraordinárias garantem o aconselhamento do gestor quanto as ações, programas, projetos, ações, serviços e outros que beneficiam o setor.

P a r a t u r – A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), criada em 1971 ainda como uma loja de comercialização de produtos artesanais e que posteriormente evoluiu internamente para a missão de promover, fomentar, divulgar, articular e dar outras providências quanto ao turismo do Pará, a partir da criação do Segetur, tem como finalidade estimular e promover o desenvolvimento da cadeia produtiva de turismo, desenvolver o marketing turístico e as estratégias de comunicação do Pará, no Brasil e no exterior, assim como organizar produtos e destinos orientados ao mercado.

Tanto a Paratur, Fomentur quanto a recém criada Setur devem somar esforços para garantir a execução do Plano Estratégico do Turismo do Pará, “Ver-o-Pará”, , também lançado no final de 2011, que representa o resultado de um pacto da gestão pública, do empresariado, da sociedade em geral pelo turismo. O Plano, como explica Adenauer Góes, criado com apoio da consultoria da empresa espanhola Chias Marketing, contempla nove macroprogramas que vão direcionar os novos rumos do turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico e 26 projetos voltados para ações de marketing.

A estrutura da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) envolve 64 cargos comissionados, entre secretário, assessores, gerentes, diretores e técnicos. Os recursos previstos para funcionamento inicial da Setur somam R$ 3.487.870,00.

Benigna Soares e Jeferson Höenisch – GECV Paratur
Fotos: Álvaro Grego Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário