terça-feira, 3 de abril de 2012

Alex Atala e outros chefes do mundo se rendem à gastronomia do Pará


Sorvete de açaí
Foto: Jean Barbosa
Visitar um destino turístico é uma forma agradável de exercitar todos os nossos sentidos. Conhecer o Pará, por exemplo, é se deliciar com aromas, cores e sabores que refletem uma gastronomia sui generis em todo o mundo. Original, exótica, curiosa, sua preparação, independente do prato, é um verdadeiro ritual, a mais pura expressão das culturas indígenas, européias e africanas. Pratos como a maniçoba, tacacá, pato no tucupi, açaí e outras delícias são exemplos claros dessa característica que vem dando à gastronomia paraense status de originalidade no Brasil e no mundo, ao inspirar os mais renomados chefes de cozinha. Entre esses chefes que se renderam ao sabor do Pará está Alex Atala, considerado o 7º. melhor do mundo, o melhor de São Paulo.

Alex Atala é um dos chefes que desembarcam em Belém entre os dias 13 e 15 deste mês para a 10ª. Edição do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. Idealizado pelo chef paraense Paulo Martins, do Restaurante La em Casa, o evento se consagrou como um dos mais importantes festivais gastronômicos do Brasil. Além de Atala, também estão confirmados outros nomes internacionais, como Helena Rizzo, do Restaurante Maní, localizado em São Paulo e Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, também em São Paulo.

Mas, nos três dias do evento, as estrelas são outras: Cupuaçu, bacuri, açaí, castanha-do-Pará, pupunha, tucumã, manga e outros frutos são alguns representantes do Pará no Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que tem apoio da Companhia Paraense de Turismo.
Frutas regionais
Foto: Jean Barbosa
“Não tenho dúvida de que nossa parceria se fortaleceu e de que o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense está em perfeita sintonia com o Plano Estratégico de Turismo do Pará, que reconhece na gastronomia um dos principais segmentos do turismo paraense e representa uma variedade de produtos nos seis pólos turísticos do Pará”. Disse Adenauer Góes, presidente da Paratur, ao assinar na última segunda-feira, dia 2, convênio em que a Paratur firma com a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança parceria para a realização do festival.

Tânia Martins e Joana Martins, esposa e filha respectivamente do chef Paulo Martins, que faleceu há cerca de dois anos, reconhece a importância da parceria do Governo do Estado, por meio da Paratur, para o evento. Ela esclarece que a programação do X Ver-o-Peso da Cozinha Paraense terá vasta programação, que inclui circuito gastronômico nos principais restaurantes da capital, onde estão sendo oferecidos pratos típicos especialmente preparados para o período do evento, exposição fotográfica, palestras, passeios turísticos ao Ver-o-Peso e à ilha do Combu, entre outros.

Foto: João Ramid

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

11/04
» Jantar de Abertura
(Evento somente para convidados)

12/04
Manhã:
» Visita ao Ver-o-Peso
Tarde:
» Passeio
Noite:
» Jantar Beneficente

13/04
Manhã:
» Aulas Sociais
Tarde:
» Aulas Sociais
Noite:
» Jantar Beneficente

14/04
» 10h00 - 11h00: Palestra com Alex Atala - "Minha obra toda badala assim: Brasileiros, chegou a hora de realizar o Brasil" - Hangar
» 11h30 - 12h00: Aula com Bel Coelho - "Pará Clandestino" - Hangar - Sala A
» 11h30 - 12h00: Aula de Facas e Cortes Tramontina - Hangar - Sala B -
» 14h30 - 15h00: Aula com José Barattino - "Produtores do Brasil, uni-vos" - Hangar - Sala A
» 14h30 - 15h00: Aula com Thiago Castanho - "Nova Gastronomia Paraense"- Hangar - Sala B
» 16h00 - 17h00: Aula com Almir da Fonseca - "Tupi or not tupi - That is the question." - Hangar - Sala A
» 16h00 - 17h00: Aula com Mara Salles - “estas águas não tem lado de lá” - Manuel Bandeira - Hangar - Sala B
» 17h30 - 18h30: Aula com Wanderson Medeiros - "Verdades e Mitos sobre as carnes secas" - Hangar - Sala A
» 17h30 - 18h30: Aula com André Saburó - " Conexão Japão - Pará" - Hangar - Sala B
» 19h00: Mesa Redonda: "Contribuição da Culinária Amazônica para a Gastronomia Brasileira"

15/04
» 12h00 - Final do Concurso Gastronômico Chef Paulo Martins - Categoria Profissional
» 15h00 - 16h00: Aula com Beth Beltrão - "Pensando em falar"- Hangar - Sala A
» 15h00 - 16h00: Aula com Ariani Malouf - "Alquimista do Cerrado" - Hangar - Sala B
» 16h00 - 19h00: Final do Concurso Gastronômico Chef paulo Martins - Categoria Amador
» 19h30: Jantar das Boieras com os Chefs: Almir da Fonseca, Monica Rangel, Mara Salles, José Barattino, André Saburó, Wanderson Medeiros, Carlos Bertolazzi, Ariani Malouf, Beth Beltrão, Arnor Porto, Ricardo Riccio, Daniela Martins, Thiago Castanho, Fabio Sicilia e Sandro Motta.

Texto: Benigna Soares – GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário