terça-feira, 17 de abril de 2012

Ações da Paratur de fortalecimento do turismo chegam a Vigia e São Caetano de Odivelas

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), através da Diretoria de Fomento, está, desde ontem (16) e seguem até a próxima sexta-feira (20) nos municípios de Vigia de Nazaré e São Caetano de Odivelas realizando ações para fortalecer a gestão e realizar o inventário da oferta turística. A ideia é mostrar às autoridades ligadas a atividade turística o novo modelo de gestão pública do turismo além de adequar o roteiro dos municípios de acordo com os critérios para a classificação turística.

Segundo Silmara Resque, gerente de Negócios da Diretoria de Fomento da Paratur, a ação começou pelo município de Vigia e agora segue para São Caetano de Odivelas onde ficará até sexta-feira, dia 20. Algumas reuniões com secretários do município serão feitas no sentido de dar maior assessoramento na gestão da atividade turística local. Além disso, será apresentado um novo modelo de gestão, baseado no que prevê o Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”e o levantamento dos dados para o inventário da oferta turística.

Este ano a ação já aconteceu nos municípios de Altamira, Salinópolis e Marapanim e os próximos municípios serão os de Bragança, Tracuateua e Curuçá nos dias 23 a 27 deste mês. A meta é atender 21 municípios em todo o estado. As ações de fortalecimento da gestão municipal de turismo são determinantes para que se atinjam os resultados planejados, previstos no Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará” além de promover o desenvolvimento sustentável da atividade turística.

Turismo Rural: A Paratur também está realizando, neste mesmo período, o mapeamento de propriedades onde possa ser desenvolvido o segmento do turismo rural nos municípios de Soure e Salvaterra, na ilha do Marajó. A ação é fruto de um termo de cooperação técnica assinado entre a Paratur e Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) em outubro do ano passado durante o Frutal Amazônia e Flor Pará. A proposta é desenvolver o turismo rural como um novo nicho da economia do estado.

Texto: Benigna Soares e Wanderson Curcino - GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário