quinta-feira, 22 de março de 2012

Pro Paz cidadania chega ao Marajó

Iniciou no último dia 24 de fevereiro no polo turístico do Marajó a ação do Propaz Cidadania Presença Viva, projeto que tem o apoio promocional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) no referido pólo. A ação tem o objetivo do fortalecimento democrático da cidadania por meio de 50 serviços, entre eles expedição de documentos, corte de cabelo, entretenimento, vacinação consulta jurídica e médicas além de oficinas e palestras e será levada às três microrregiões do Marajó até 13 de maio.

Ao longo de três meses mais de 200 profissionais irão prestar serviços a população. Fazem parte da estrutura montada para a ação um barco e uma balsa para fazer o transporte das equipes, materiais. Também faz parte da infraestrutura 9 unidades móveis de saúde, sendo 2 carretas e 7 ônibus equipados com aparelhos de alta tecnologia, consultórios médicos e fábrica de óculos.

A meta é realizar cerca de 20 mil atendimentos por cada município somando 400 mil atendimentos durante os três meses da ação no Marajó. Farão parte, ainda, das ações do Pro Paz o trabalho intensivo na região do Marajó nos serviços de atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual, por meio de campanhas nas delegacias, conselhos tutelares, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), hospitais e áreas jurídicas.

A ação já passou pelos municípios de Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Oeiras do Pará, Bagre e Portel, que recebe a ação nesta sexta, dia 23.

Os próximos municípios do Marajó que receberão a caravana do Pro Paz serão Melgaço (25 a 27/03), Anajás (29 a 31/03), Breves (02 a 04/04), Gurpá (06 a 8/04), Afuá (10 a 12/04), Chaves (14 a 19/04), Santa Cruz do Arari (28 a 30/04), Soure (02 a 04/05), Salvaterra (06 a 08/05) e Cachoeira do Arari (10 a 12/05).

Prevenção - A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), além do apoio promocional à caravana, também tem usado o turismo como fator de desenvolvimento e cidadania na região do Marajó. Só nos municípios de Soure e Salvaterra, no ano passado, 167 profissionais foram qualificados pelo Programa Emergencial de Qualificação Profissional nos mais diversos cursos como gestão de negócios, qualidade no atendimento, inglês básico, garçons entre outros.

Para os próximos anos, através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), estão previstos para a região um investimento de US$ 22 milhões, oriundos de captação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Este ano a Paratur dará continuidade as qualificações profissionais através do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur), lançado ano passado, visando qualificar mais de 10.300 pessoas em 68 municípios.

Através do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) a Paratur também atua no polo Marajó e demais polos (Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Tapajós e Xingu) com ações preventivas de exploração sexual de crianças e adolescente. As ações fazem parte do programa TSI – Turismo Sustentável e Infância, do Ministério do Turismo (MTUR), executado nos 144 municípios do Pará pela Paratur através de seminários, palestras, workshops , oficinas e outras estratégias de conscientização.

Texto: Benigna Soares e Wanderson Curcino - GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário