sábado, 10 de março de 2012

Participação do Pará na BTL garante parcerias para a Fita 2012



O Pará fez de 29 de fevereiro a 4 de março a sua mais importante e produtiva participação na história da Feira Internacional de Lisboa (FIL) e Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O reconhecimento é do diretor de Produtos Internacionais do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Marcelo Barroso. Para ele, o Brasil, país convidado da BTL, teve saldo positivo no evento e a Amazônia recebeu uma visibilidade muito grande.

 “O Pará teve a felicidade de trazer Nossa Senhora de Nazaré, que tem um apelo muito grande junto ao mercado europeu e especialmente em Portugal, país católico que tem fé, aprecia o Círio como um produto muito forte que todos os anos, em outubro, movimenta mais de dois milhões de pessoas. Fafá de Belém veio para abrilhantar mais ainda o evento”. Afirma Marcelo, ao garantir que “O Estado do Pará fez uma apresentação na BTL como há muito não se via”. Disse.

Marcelo também lembrou que o empresariado é fundamental nessa participação dos estados nas feiras nacionais e internacionais e que esse é um ponto que precisa ser fortalecido em todo o Brasil. “Nosso trabalho enquanto Embratur, enquanto estados, é de projeção de imagem institucional. Nós não podemos vender os produtos, fazer negócios pelos empresários. Promovemos o destino para aumentar a permanência, os gastos dos turistas, gerar emprego e renda”. Explica o diretor da Embratur, que acompanhou os principais momentos da presença da comitiva paraense na BTL e fez questão de prestigiar o show da cantora Fafá de Belém no Convento dos Beatos, na programação Vivências Brasil e ainda no Mosteiro dos Jerônimos, onde Fafá e o pianista Paulo José Campos de Melo se apresentaram com repertório mariano para mais de mil pessoas, encerrando  no domingo a peregrinação da padroeira dos paraenses em Portugal.

“Há treze anos faço essa divulgação do Pará aqui em Portugal. Agora com a Paratur e a Embratur vamos divulgar ainda mais o Brasil para o mundo”. Disse muito satisfeita a cantora Fafá de Belém, que além de cantar aos participantes da feira no show Vivências Brasil se apresentou no Santuário de Nazaré onde emocionou o público com canções como Ave Maria, Nossa Senhora e Lírio Mimoso.

A Master Operadora, uma das mais importantes da Europa, não só confirmou presença na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012), que acontece em junho no Hangar, como anunciou o lançamento de novos produtos. A informação foi repassada pelo dirigente da empresa, Henrique Bastos, que já comercializa Alter-do-Chão, em reunião com Adenauer Góes, presidente da Paratur e Jacqueline Alves, gerente de Marketing da Paratur. A adesão traz à Fita, que reúne todos os países da Amazônia e convidados, mais opções de comercialização de produtos.

Encontro em Nazaré marca história do Brasil e de Portugal

Ao deixar o Pará na tarde de 27 de fevereiro a comitiva de 20 pessoas ligadas à Paratur, à Diretoria do Círio e ao turismo paraense sabiam da responsabilidade que teriam, mas nem imaginavam que a missão de levar consigo a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré seria tão gratificante. Mais que fortalecer a imagem do turismo paraenses, o culto mariano e a cultura paraense, a ação, coordenada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Diretoria da Festividade de Nazaré, revelou um elo muito forte entre os paraenses e os portugueses, do ponto de vista da fé, religiosidade e sentimento de irmandade.

“O resultado foi muito positivo. Interessante observar que mesmo sem ser combinado os devotos portugueses receberam a Santa com a mesma emoção, reproduziram gestos das romarias que acontecem em Belém, o aceno com os lenços, as lágrimas, a correria para se despedir da imagem no trajeto por onde ela passou. Isso foi emocionante”. Lembrou Cleber Vieira, membro da diretoria do Círio, ao garantir que a parceria para levar a imagem ao local de origem do Círio deve se repetir em outras oportunidades. Paraenses que hoje vivem em Portugal também se emocionaram com a visita

Um dos momentos mais importantes da visita de Nossa Senhora de Nazaré à Portugal foi quando a imagem da padroeira dos paraenses foi colocada lado a lado, pela primeira vez na história, da imagem original portuguesa, no Santuário de Nazaré, em Portugal. O fato histórico foi testemunhado por boa da  Diretoria do Círio de Nazaré, entre os quais Pe. Ramos, Pe Silvio, Cleber Menezes, Roberto Souza e Cesar Neves, além de representantes do clero português e autoridades políticas de Portugal. Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), durante a aproximação das imagens por ocasião de uma visita da comitiva ao Museu Histórico do Santuário de Nazaré, não conteve emoção.

“É um momento que marca a história da devoção católica a Nossa Senhora de Nazaré. Em 220 edições do Círio de Nazaré, em Belém, esta é a primeira vez que as duas imagens se encontram. É muito gratificante poder contribuir com este momento”. Disse Adenauer Góes, ao avaliar positivamente a participação do Pará na BTL, seja do ponto de vista dos atrativos, da peregrinação a Nazaré, seja do ponto de vista do fechamento de negócios para o turismo.

Laura Trindade, enquanto segurava os dois netinhos, Santiago e Simão, no banco do Santuário de Nazaré, fazia orações pela família para a padroeira dos paraenses. Para ela, a presença da imagem paraense junto com a imagem portuguesa causa uma emoção inexplicável.

“Vim movida pela fé. A emoção de estar aqui é muito grande. Nós não podemos explicar”. Disse Trindade, enquanto contemplava a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, carinhosamente ornamentada com flores tropicais por mulheres devotas da cidade de Nazaré.


A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré esteve em Portugal desde o dia 29 de fevereiro. Depois de ficar por um dia exposta para visitação no Parque das Nações, onde até domingo aconteceu a Feira de Turismo de Lisboa (BTL), seguiu na quinta-feira para Nazaré, um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo. Lá foi recebida com honras de Estado, durante missa que teve participação especial da cantora Fafá de Belém e do músico Paulo José Campos de Melo.


Na tarde de sexta-feira, dia 2, aconteceu o encontro histórico entre as duas imagens. "Este é um momento que marca a história do turismo religioso do Pará e acima de tudo marca a história da relação dos portugueses e dos paraenses com Nossa Senhora de Nazaré". Disse emocionado Adenauer Góes, presidente da Paratur.

Padre Silvio foi responsável pela condução da imagem de Nazaré de Belém, do altar do Santuário até o altar da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, de Portugal. Ele reconheceu o momento como único e que merece ser lembrado pelos católicos dos dois países

FÁTIMA - Parte da comitiva de paraenses que acompanhavam a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Portugal permaneceu no Parque das Nações, onde uma réplica da imagem ficou exposta para visitação de operadores, agentes, representantes de países e outros que participaram do evento, considerado maior feira de turismo da Europa, com estimativa de 75 mil visitantes. Outros membros da Diretoria do Círio e de márketing da Paratur foram visitar o Santuário de Fátima, na cidade portuguesa de mesmo nome. Lá foram recebidos oficialmente por Pe. Luciano Cristino, pároco de Fátima. Na ocasião ele lembrou aos visitantes, entre os quais Padre José Luiz Ramos, presidente da Diretoria do Círio, e Adenauer Góes, da Paratur, que o Santuário de Fátima, em Belém do Pará, foi construídio com incentivo e apoio de autoridades religiosas de Portugal.  Adenauer Góes lembrou, por sua vez, que o comendador português Joaquim Marques dos Reis, pioneiro no turismo paraense e na relação turística entre Brasil e Portugal, contribuiu para a construção do Santuário de Fátima em Belém.

 A comitiva foi guiada por uma rica visitação pelos espaços do Santuário de Fátima, na cidade do mesmo nome. Ao fim do passeio os padres Ramos e Silvio, de Belém, celebraram uma missa na capela de adoração de Fátima.

No sábado às 8 horas da manhã a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré se despediu da cidade de Nazaré, onde quase dez mil pessoas a visitaram no Santuário.  Logo após a missa retornou ao Parque das Nações, em Lisboa, onde permaneceu até o final da tarde de domingo, quando às 16 horas foi recebida em uma programação especial no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. Fafá de Belém, que na noite de quinta-feira encantou os portugueses e demais participantes daBTL com show "Vivência Brasil" no Convento dos Beatos, acompanhada do pianista Paulo José Campos de Melo, entoou cantos nazarenos ao longo da celebração, que encerrou a participação da comitiva do Pará em Lisboa.

Paratur em notas

A Diretoria do Círio de Nazaré, entre os quais Pe Ramos, Pe Silvio, Cleber Menezes, Roberto Souza e Cesar Neves não pouparam esforços para apoiar a Paratur na missão de levar Nossa Senhora de Nazaré à Portugal. 

Portugal

Adenauer Góes, presidente da Paratur, em momento de emoção por estar lado a lado com a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, em Nazaré, Portugal.

Fafá de Belém

A cantora paraense Fafá de Belém encantou os portugueses com show durante a participação do Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que aconteceu de 27 de fevereiro a 4 de março no Parque das Nações. À convite da Embratur cantou no Convento dos Beatos pra quase cinco mil pessoas no "Vivências Brasil". à convite da Paratur se apresentou no Santuário de Nazaré, em Nazaré, e no Mosteiro dos Jerônimos, com repertório mariano, ao lado do pianista Paulo José Campos de Melo.


Parceria

Equipes da Paratur, à frente o presidente Adenauer Góes, e da Embratur, coordenada por Marcelo Pedroso, diretor de Mercados e Produtos Internacionais, garantiram ao Pará uma das melhores participação da BTL dos últimos 24 anos. Abençoados, claro, pela imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que no segundo domingo de outubro garante a participação de dois milhões de pessoas na procissão do Círio em Belém, maior evento turístico religioso do Brasil.


Diretoria do Círio & Paratur

A Diretoria do Círio de Nazaré, entre os quais Pe Ramos, Pe Silvio, Cleber Menezes, Roberto Souza e Cesar Neves não pouparam esforços para apoiar a Paratur na missão de levar Nossa Senhora de Nazaré à Portugal.


Bênçãos

Quando chegou no aeroporto de Lisboa a equipe da Paratur e da Diretoria do Círo já  sabia a felicidade que seria conduzir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas cidades de Portugal por ocasião da BTL. O evento foi mesmo um sucesso, muito abençoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário