sexta-feira, 2 de março de 2012

Paratur participa de cerimônia de abertura do Rallye Transamazone



Na noite desta última quinta-feira, dia 01, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL), com apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), promoveu cerimônia de abertura do XII Rallye Transamazone. O rallye é um evento de caráter turístico-esportivo e de lazer, que tem como objetivo divulgar as riquezas ambientais e culturais do Pará. A cerimônia foi realizada no Beira Rio Hotel e contou com a presença dos velejadores, autoridades e representantes da Paratur, SEEL, Belemtur, Polícia Militar (fluvial e turística), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Segup e UFPa.

O XII Ralley Transamazone contém 60 participantes distribuídos em 15 embarcações que percorrerem os rios da região desde o dia 18 de fevereiro e segue até 19 de março. Na maioria, os velejadores são aposentados entre 60 e 65 anos de idade que saem com suas famílias em busca de aventura. São pessoas vindas da França, Inglaterra, Austrália, Holanda entre outros países. Em alguns veleiros é comum ver os filhos dos velejadores assistindo aulas a distância e cumprindo suas tarefas escolares.

Segundo Nicolas Tiphagne, coordenador e diretor operacional do Rallye Del Illes Du Soleil e Rallye Transamazone, o evento que está em sua 12ª e possui cerca de seis meses de duração e parte do continente Europeu, “O objetivo do evento é levar as pessoas para lugares diferentes, que tenham atrativos naturais e culturais, tendo uma rota pouco comum no mundo do esporte náutico. Depois de dois meses no Brasil, o Rallye Del Illes Du Soleil chega ao Pára e passar ser chamado de Rallye Transamazone, quando se inicia rota pela Amazônia paraense, passando pelos municípios de Soure, Belém, São Sebastião de Boa Vista, Portel e Afuá. Recebemos apoio do governo, SEEL, Paratur, corpo de bombeiros, polícias civil e militar”. Explica Nicolas.

Moacyr Rocha, represnetante da Coordenadoria Municipal de Turismo - BELETUR, fala da importância do apoio das entidades municipais em apoiar um evento como este para que o turista seja bem recepcionado e volte “o rallye tem grande importância no Estado, pois se trata de um evento de projeção internacional, em que podemos divulgar mais o Pará. A Belemtur apóia o evento com o objetivo de colocar o estado no mapa turístico nacional e internacional. Fazer da nossa cidade um destino turístico que melhore a renda e o emprego da população, desenvolvendo um trabalho conjunto para o fortalecimento do turismo no Pará”. Ressaltou Moacyr Rocha, da Belemtur.

Segundo Ana Júlia, diretora de eventos da Secretaria de Esporte e Lazer-SEEL, o Governo do Estado do Pará, apóia pela 12ª vez esse evento internacional, garantindo a todos estrutura necessária e segurança para o sucesso do Rallye Transamazone. O governo disponibiliza uma embarcação de apoio que irá acompanhar os veleiros durante toda sua permanência no Estado do Pará, a bordo estão a policiais, bombeiros e outros tripulantes aptos a garantir além da segurança, também, a intermediação entre as prefeituras municipais a serem visitadas.

A SEEL conta com o apoio das instituições de segurança pública como Polícias Civil, Militar, Fluvial, Turística, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos, para garantir a navegabilidade dos participantes do evento e conta ainda com de parceiros como Paratur, Belemtur, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Hotel Beira Rio.

Os 15 capitães dos 15 veleiros que estão ancorados no Beira Rio Hotel, receberam lembranças e ainda puderam prestigiar a apresentação do grupo Folclórico Frutos do Mar e do grupo Cheiro do Pará.

RALLYE TRANSAMAZONE

Antes de chegar ao Brasil, os tripulantes passaram pela ilha da Madeira, Marrocos, Senegal, Cabo Verde, chegando ao Brasil, Salvador, João Pessoa, Fernando de Noronha e Fortaleza. O percurso do Rallye Transamazone no Pará teve início no dia 18 de fevereiro, em Soure, onde permaneceu até o último dia 26, com chegada no mesmo dia a Belém. Os veleiros que estão ancorados no Beira Rio Hotel, ficará na capital até próximo sábado dia 03 às 13h, de onde dará prosseguimento ao roteiro, rumo aos município de São Sebastião da Boa Vista, Portel e Afuá.

Programação - 18/02 a 19/03/12
Soure: 18/02 a 26/02

Belém: 26/02 a 03/03

São Sebastião da Boa Vista: 04/03 a 05/03

Portel: 09/03 a 13/03

Afuá: 16/03 a 19/03

Texto: Jeferson Höenisch

Fotos: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário