quinta-feira, 22 de março de 2012

Paratur fortalece gestão do turismo em Altamira

Dando prosseguimento à execução do Plano Estratégico de Turismo do Pará “Ver-o-Pará, lançado no ano passado prevendo 9 macroprogramas e 42 projetos de desenvolvimento, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realiza,  no município de Altamira, uma ação de fortalecimento da gestão municipal de turismo. A ação acontecerá entre os  dias 28 de março e 1º de abril , e será executada pela Diretoria de Fomento da Paratur. O objetivo é  apresentar ao gestores do município o novo modelo de gestão do turismo  e fortalecer a institucionalização dos roteiros turísticos de acordo com os critérios para a Classificação Turística, como explica Liliane Obando Lima, diretora de Fomento da Paratur.

A qualificação dos gestores da atividade turística terá a finalidade de identificar a estrutura institucional para o melhor aproveitamento dos instrumentos de gestão local como o Órgão Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo. Além disso,  será feita a adequação dos dados da oferta turísticas levantados pelo município aos critérios de hierarquização da classificação turística, que segundo o Plano Estratégico de Turismo do Pará somam 465 produtos e recursos turísticos nos pólos Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica e Xingu.

“O fortalecimento da gestão municipal de turismo é uma ação determinante para que se atinja resultados  planejados previstos no plano “Ver-o-Pará”  além de promover o desenvolvimento sustentável da atividade turística”. Diz Liliane. Altamira faz parte da região turística do Xingu, onde o Plano Estratégico de Turismo aponta  12 produtos e recursos turísticos, com destaque para os produtos considerados estrelas (os melhores do destino) que são: sítio pesqueiro do Xingu, mosaico de unidades de conservação da Terra do Meio, comunidades indígenas do Xingu, todas em Altamira.

Marapanim e Salinópolis são os próximos municípios a receber a ação, de 09 a 13 de abril. Em  Bragança, Tracuateua e Curuçá a Paratur vai realizar a ação de 23 a 27 de abril.

BELO MONTE – Como forma de fortalecimento do turismo no pólo Xingu o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, se reúne na noite desta quinta-feira, dia 22, com dirigentes da Norte Energia, empresa responsável pela construção de Belo Monte. O encontro, segundo Adenauer, tem como objetivo a apresentação aos dirigentes da empresa, pela Paratur, do Plano Estratégico de Turismo do Pará, que contempla diversos investimentos no turismo do pólo Xingu.  A reunião será com a superintendente da Norte Energia, Cassandra Gelsomino Molisani e com  Paulo Sergio Silva da Costa, gerente do Meio Socioeconômico da Norte Energia.

Texto: Benigna Soares e Wanderson Cursino - GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário