sexta-feira, 23 de março de 2012

Paratur entrega Plano Estratégico de Turismo aos construtores de Belo Monte


O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, visitou nesta quinta-feira (22) o município de Altamira no sudoeste paraense, onde participou de várias reuniões na cidade tendo como pauta o fortalecimento do turismo no pólo Xingu. 

 
Na Associação Comercial de Altamira (ACIAPA), Adenauer dialogou com empresários altamirenses do ramo turístico e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que pediram apoio da Companhia Paraense de Turismo quanto a atuação do Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) no município. Segundo os agentes de viagens de Altamira cada 10 passagens aéreas adquiridas pela CCBM, apenas uma é comprada em Altamira, as outras nove estariam sendo compradas fora do Estado do Pará. O presidente da PARATUR reafirmou como tem sido a posição do Governo do Estado em relação a essa situação, mas, lembrou que nesse processo grandioso que é Belo Monte é importante que os comerciantes da região estejam preparados para atender a lei da oferta e da demanda. Ao final da reunião, Adenauer se comprometeu a tentar intermediar as reivindicações dos empresários locais junto aos diretores responsáveis pela construção da Usina.

A segunda reunião também aconteceu nas dependências da Associação Comercial, desta vez sobre o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX) onde representantes dos governos federal, estadual, municipal e entidades da sociedade civil dos onze municípios de influencia de Usina, discutiram e apresentaram projetos e ações para o desenvolvimento da região, após a construção da hidrelétrica. Em seu discurso o presidente da Paratur falou sobre o potencial turístico que o Estado do Pará possui sinalizando a importância do Pólo Xingu, onde se diferencia com produtos turísticos relacionados à pesca esportiva, tradições indígenas e agora a construção da hidrelétrica de Belo Monte. 
 
Já na terceira reunião Adenauer Góes se reuniu com a Superintendente do Meio Socioeconômico da Norte Energia, Cassandra Gelsomino, com a Secretária de Turismo do município Zelma Costa, conselheiros de turismo e com banca de consultores que presta serviços para a NESA. A reunião, que aconteceu no auditório do prédio da Norte Energia foi para discutir o andamento das Obras de Belo Monte, principalmente no que se refere a ações e planos que serão implantados na região com a construção do empreendimento.

A representante da Norte Energia foi muito receptiva com a pauta do encontro e falou da preocupação que a empresa tem com o desenvolvimento local, enaltecendo a importância do turismo nesse contexto.

Na oportunidade o presidente da PARATUR apresentou e entregou oficialmente a superintendente da Norte Energia o Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, onde constam os projetos e programas do Plano Estratégico de Turismo do Pará voltados para o Pólo Xingu. Entre eles, alternativas para aproveitamento turístico e de mão-de-obra das comunidades no entorno de Belo Monte. Além disso também foi entregue a Ata da 23ª reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo de Altamira, onde reforça essas ações do Plano Estadual de Turismo. Em sua fala Adenauer Góes enfatizou que “aguardava por muito tempo esse diálogo com a Empresa responsável pelo empreendimento de Belo Monte” e enfatizou ainda que a partir de agora ele espera ter um melhor diálogo entre a empresa Norte Energia e a Paratur.

No final da reunião ficou decidido que em trinta dias haverá uma nova reunião entre Paratur, órgãos de turismo da região e Norte Energia para discutir e dar início ao Planejamento Integrado das ações de mitigação para o Turismo no Pólo Xingu.

“Nossa visita à Altamira teve como principal objetivo iniciar diálogos com representantes do complexo de Belo Monte para que não se repita naquela região o erro de Tucuruí. É necessário que programas e projetos voltados ao turismo, apartir da geração de emprego, renda e desenvolvimento social e econômico das comunidades locais sejam levadas em consideração pelos responsáveis pelo empreendimento. O Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado pelo governador Simão Jatene, aponta diretrizes para o turismo naquela região do pólo Xingu, apresentados por nós aos investidores de Belo Monte”. Afirma Adenauer Góes, satisfeito com o resultado da reunião.

Conceição Silva da Silva, assessora institucional da Paratur que coordena a implementação do Plano com apoio da consultoria espanhola Chias Marketing avaliou positivamente a presença da Paratur nopólo Xingu. “O grande ganho deste encontro é o reconhecimento da Norte Energia de que precisava alinhar seu planejamento com a política do turismo. Com isso surge uma grandes possibilidades ao pólo Xingu apartir da parceria com o Governo do Estado e Paratur.

O Plano Estratégico de Turismo do Pará “Ver-o-Pará” soma 465 produtos e recursos turísticos nos pólos Belém, Marajó, Tapajós, Araguaia Tocantins, Amazônia Atlântica e Xingu. Este polo, por sua vez, tem em Altamira os principais produtos considerados Estrela, classe A, classe B e recursos turísticos, segundo o Ver-o-Pará. Entre os 12 produtos e recursos turísticos do Xingu, destacam-se os produtos considerados estrelas (os melhores do destino) que são: sítio pesqueiro do Xingu, mosaico de unidades de conservação da Terra do Meio e comunidades indígenas do Xingu.

FORTALECIMENTO – Ainda como estratégia de fortalecimento do turismo no pólo Xingo a Paratur, através do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) inicia em meados do mês de maio cursos de qualificação para prestadores de serviços turísticos na região. Os cursos, que fazem parte da grade do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQTUR), são na área de gestão de empreendimentos turísticos (25 vagas), conzinha regional (60 vagas), design e técnicas de produção e comercialização de artesanato (60 vagas), qualidade no atendimento (40 vagas), manipulação de alimentos (40 vagas), condutor de pesca esportiva (25 vagas). As inscrições vão ser feitas e gerenciadas pela secretaria municipal de turismo de Altamira e a execução por empresa licitada pela Paratur.

Texto: Wilson Soares (Ascom da Prefeitura de Altamira) e Benigna Soares - GECV Paratur
Fotos: Wilson Soares - Ascom da Prefeitura de Altamira

Nenhum comentário:

Postar um comentário