sexta-feira, 23 de março de 2012

Paratur e Seel participam de reunião dos Estados Não Sedes da Copa

Durante reunião do Fórum dos Estados Não Sedes da Copa de 2014, que aconteceu entre 19 e 20 deste mês em Goiânia, o Governo do Pará através da Companhia Paraense de Turismo (Paraur) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), defendeu a cidade de Belém como centro de treinamento de uma das 32 seleções que participarão da copa do mundo de futebol em 2014 no Brasil. Estavam presentes na reunião, além de representantes dos estados membros do fórum, o membro do Comitê Organizador Local da copa e ex-jogador Ronaldo Nazaré (fenômeno), representantes do Ministério do Esporte e do Ministério do Turismo (MTUR).

A assessora institucional da Paratur, Conceição Silva da Silva apresentou aos participantes do evento as políticas do Pará voltadas ao esporte, ressaltando a recente inauguração do Parque Aquático do Pará, sede dos Jogos Sul Americanos de Desportos Aquáticos, evento que acontece em Belém até sábado (24) e que em apenas uma semana garantiu a taxa de 95% de ocupação dos hotéis da cidade.

Segundo Conceição Silva, há ainda investimentos no setor do turismo no sentido de contribuir para recepção de grandes eventos, como a elaboração do Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”, a criação da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e a reestruturação da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) que passa a atuar como órgão de promoção, divulgação e comercialização de produtos turísticos. Conceição destacou ainda recursos previstos pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), na ordem de US$ 44 milhões, oriundos de financiamentos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento, destinados aos pólos do Pará que serão impactados pela escolha de Manaus, no Amazonas, como sede da Copa, e a inclusão de Santarém e do Marajó nos roteiros da copa feitos pela EMBRATUR.

O diretor de Competição e Serviços das equipes do Comitê da Copa 2014, Frederico Nunes, apresentou os procedimentos e exigências que cada Estado deve seguir para ser centro de treinamentos de uma das 32 seleções durante o evento. Até agora já foram finalizadas as etapas de análise de relatórios de campo e mapeamento dos hotéis. Segundo ele, em junho será divulgada a primeira lista das cidades escolhidas como Centro de Treinamentos, quando haverá assinaturas de contrato com os campos e com os hotéis que receberão as delegações do mundial.

Na ocasião foi assinada a declaração de Apoio dos Estados Não Sedes da Copa 2014 pelos 15 membros do Fórum. O documento foi entregue aos representantes do Ministério do Turismo e Ministério do Esporte. O Governo da Paraíba falou em nome dos estados membros defendendo que os investimentos para o Mundial de Futebol de 2014 não devem ser dirigidos apenas às sedes, mas sim a todos os 27 estados do Brasil.

Além de Conceição Silva da Silva, da Paratur, também participou da reunião, que aconteceu no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiás, a diretora administrativa da Seel, Euci Almeida.

“Achei muito interessante a união dos estados para buscar a melhor participação no contexto dos jogos, principalmente a iniciativa de cada um em melhorar a infraestrutura turística para receber fluxo dos jogos. Eles se manifestaram muito solícitos para receber os atletas e assim fortalecer tanto o aspecto esportivo quanto turístico.” Diz Euci que também achou positivo o envolvimento dos parlamentares no debate.

O presidente da Paratur, Adenauer Góes, lembra que o Pará, embora tenha ficado de fora como sede da Copa de 2014, se prepara com programas, projetos e ações, em especial na área da qualificação da mão de obra, para receber os turistas e possíveis delegações que venham ao Pará, seja para visitar o estado ou para treinamento. “Santarém, com a bela praia de Alter-do-Chão, recebe muitos turistas oriundos do Amazonas. Receber bem esses turistas é uma das nossas estratégias no pólo Tapajós. Para isso estamos realizando investimentos lá e também em Belém e no pólo Marajó”. Diz Adenauer.

Além do Pará os estados não-sede da Copa do Mundo 2014 são: Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Piauí, Paraiba, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Texto: Wanderson Curcino e Benigna Soares - GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário