quarta-feira, 28 de março de 2012

Paratur certifica 115 profissionais de Belém e Benevides



A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) certificou, na tarde de ontem (27), 115 concluintes de Belém e Benevides do Programa Estadual de Qualificação de Turismo (PEQUTUR). O evento aconteceu no auditório Carlos Rocque, na Paratur, e contou com a presença de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Pará (Abrasel-PA) e da Associação Paraense de Recursos Humanos (APRH) além do Prefeito do município de Benevides Edimauro Ramos.

Durante a abertura do evento houve a composição da mesa com representantes da Paratur, ABRASEL e APRH, Prefeito de Benevides e representante dos concluintes, a turismóloga Maria Auxiliadora. A Gerente de Fomento da Paratur Liliane Obando, que na ocasião representou o presidente da Paratur Adenauer Góes, ressaltou a importância do Programa de Qualificação Profissional para que o estado alcance a meta de, em 2020 ser líder em turismo na Amazônia, conforme prevê o Plano “Ver-o-Pará”.Eliana Veluso, presidente da APRH, falou que é fundamental, ao investir no Pará, pensar também no potencial dos trabalhadores do estado, papel que a Paratur já vem desempenhando.Ricardo Cardoso, representando a diretoria da ABRASEL, também destacou os investimentos feitos e as parcerias com a Paratur, disse estar otimista com o desenvolvimento do setor.

O Prefeitos de Benevides Edimauro Ramos, na ocasião, disse que fez questão de vir a Belém para a certificação dos profissionais. Para ele merece destaque "a persistência da Paratur na luta pelo desenvolvimento do turismo no estado" da qual ele tem acompanhado de perto nos últimos anos. Falou ainda da importância da atividade para o desenvolvimento da região metropolitana, assim como para todo o estado e agradeceu o apoio dado pela Paratur aos projetos de sustentabilidade do município, como o Natal de Benevides.

Em Belém foram 89 profissionais qualificados nos cursos de cozinheiro de restaurante, manipulação de alimentos, qualidade no atendimento, inglês básico e elaboração de roteiros turísticos. Um destes concluintes foi o aposentado Domingos Farias, de 66 anos. Ele conta que fez o curso de Inglês básico para poder se comunicar melhor com pessoas de outros países. “houve momentos em que precisei saber falar inglês e tive que ter o auxílio de outras pessoas, como o meu filho e com este curso não vou ter mais este problema”, conta.

No Município de Benevides todos os 26 concluintes eram do programa social Pró-Jovem, que fizeram os cursos de condutor local e recreação de turismo. Para a estudante do ensino médio Luciana Oliveira, de 17 anos fazer o curso de recreação de turismo foi o primeiro passo. “É a primeira vez que faço um curso nessa área do turismo e gostei muito. Eu tenho vontade de ,futuramente, me formar nesta área”, conta Luciana que destacou como positivo o fato de ter aprendido as muitas formas de como o turismo acontece.

O encerramento do evento, que teve a coordenação do Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur (NRQ), ficou por conta do som do violonista Flávio Saraiva que trouxe no repertório composições do maestro paraense Waldemar Henrique e de um coquetel preparado para os convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário