segunda-feira, 12 de março de 2012

Paratur apóia Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

Evento traz à Amazônia os mais renomados chefs do Brasil


Com o objetivo de divulgar e valorizar as cores, sabores e a cultura da culinária paraense foi criado há 12 anos pelo chefe Paulo Martins, reconhecido nacionalmente como embaixador da cozinha do Pará, o “Ver-o-Pêso da Cozinha Paraense”, festival que reúne todos os anos em Belém,os mais renomados chefes da gastronomia mundial para um intercâmbio entre profissionais da área. O evento, que leva no nome o mais representativo cartão postal de Belém, chega a sua 10° edição como o maior evento de gastronomia do norte do Brasil e um dos mais importantes do mundo.

Tacacá
Foto: Jean Barbosa/Paratur
Este ano o Ver-o-Pêso da cozinha paraense, que tem apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), acontece no mês de abril e contará com a presença, ente outros, dos chefs brasileiros Alex Atala (SP), Mônica Rangel (RJ), Bel Coelho (SP) e do Internacional Almir da Fonseca, proprietário do Flavor Source empresa especializada em eventos da alta gastronomia e chef instrutor Culinary Institute of America, na Califórnia, Estados Unidos. Os chefs paraenses também estarão em destaque na programação como é o caso de Thiago Castanho, apontado por revistas especializadas em gastronomia como uma das revelações da cozinha brasileira e Daniela Martins, especializada em cozinha paraense e filha do idealizador do evento, o chef Paulo Maratins.

A programação do festival começará com um jantar no dia 11 de abril e seguirá com visitas ao mercado do Ver-o-Pêso, visitas a Ilha do Mosqueiro, jantar beneficente, mesas redondas, aulas sociais e aulas de gastronomia além de concursos de gastronomia na categoria amador e profissional. O festival encerrará no dia 15 de abril com o jantar das Boerias e premiações dos ganhadores do concurso.

Açaí
Foto: Jean Barbosa/Paratur 
Nesta 10° edição do festival, haverá também algumas novidades como o concurso gastronômico Chef Paulo Martins, que, além de prestar uma homenagem ao idealizador do evento, terá o objetivo de descobrir novos talentos e o Circuito Gastronômico, que desde 8 de março, tem levado alguns dos principais restaurantes da cidade à produzirem pratos especialmente para o festival. Faz parte da programação, ainda, a mostra fotográfica “Comida Nossa”, que através das lentes dos fotógrafos João Ramid, Renato Chalu, Renato Ramos e Pedro Rodrigues traz um pouco da diversidade da culinária local. A exposição vai até dia 15 de abril no 2° piso do Shopping Boulevard.

Além de promover a culinária paraense nacional e internacionalmente, o festival também tem contribuído para fortalecer o turismo gastronômico na região. Por isso, este ano, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) está apoiando o evento como parte da estratégia de fortalecer o turismo cultural, que juntamente com o turismo de natureza, são segmentos que terão prioridade para o estado. “O Plano Estratégico de Turismo do Pará, tem como prioridade o fortalecimento e promoção dos principais produtos turísticos do Estado, onde encontramos dois fortes insumos: cultura e natureza. Neste contexto a gastronomia do Pará, que é sui gêneris por resultar das culturas européias, indígenas e africanas. Apoiar o Ver-o-Peso da Cozinha paraense como uma louvável iniciativa de fortalecimento da nossa cultura é também investir na promoção do turismo do Pará, que tem na gastronomia um forte segmento”. Afirma Adenauer Góes, presidente da Paratur.

Caldeirada
Foto: Jean Barbosa/Paratur

BARCARENA

Paixão de Cristo - Também acontece neste mês de abril, do dia 5 ao dia 8, no Cabana Clube, cidade de Barcarena, no Pará, o espetáculo “Paixão de Cristo, Paixão do Povo”, também considerado a Paixão da Amazônia. Encenando as mais populares passagens da Bíblia, o espetáculo começou pequeno ainda na década de 1980 e tinha a participação apenas de jovens ligados a igreja. Atualmente o evento é encenado pelo Grupo Chama, de Barcarena e conta com a participação de atores populares, vindos das mais diversas condições sociais, religiões e faixas etárias.

O espetáculo conta ainda com um grande produção cenográfica, de som e efeitos especiais além de ser encenado ao ar livre em 9 palcos diferentes. O evento se tornou uma referencia no norte e atrai muitos visitantes dos municípios visinhos e até de outros estados.

Wanderson Curcino e Benigna Soares – ASCOM Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário