quinta-feira, 22 de março de 2012

Paratur apóia Guia Gastronômico do Tapajós


A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) é parceira na elaboração do Guia Gastronômico e Turístico da ABRASEL/TAPAJÓS, que deve estar nas ruas em maio de 2012. O guia surge com a proposta de garantir o desenvolvimento do setor gastronômico da região e fortalecer a cadeia produtiva do turismo. É considerado por seus realizadores a forma mais eficaz e eficiente de divulgar as empresas formalizadas que trabalham no setor da alimentação fora do lar, contribuindo ainda para o aumento no faturamento dos associados e estimulando a legalização dos informais.

Além da gastronomia, o Guia Abrasel/TA buscará fortalecer o turismo com um capítulo voltado as atrações que a região possui. Neste sentido a Gerência de Assuntos Nacionais da Paratur apontou a inclusão no guia dos dez produtos da região classificados como estrelas pelo Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará: Floresta Nacional do Tapajós, Reserva Extrativista do Tapajós-Arapiuns, Comunidades Ribeirinhas da Flona, Círio Fluvial Noturno de Santo Antonio, Encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, Festa do Sairé, Alter do Chão (praia e paisagem) Artesanato Cerâmico da Cultura Tapajônica, Conjunto Arquitetônico e Histórico de Belterra e Semana Santa (Encomendadores de Alma).

Vale destacar que a gastronomia do Tapajós é uma das mais ricas do Pará, com forte inclinação para pratos ticos à base de peixes.

Mapeamento Cultural – A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) também está executando no pólo Tapajós o mapeamento turístico cultural da região. Sairé, piracaia, manifestações indígenas, artesanato e outros aspectos vão ser levantados para subsidiar aumento do fluxo turístico nos municípios do pólo, em especial nas comunidades indígenas. A iniciativa visa garantir geração de trabalho e renda nas comunidades a partir das visitações de turistas. A pesquisa, que começa na próxima semana, vai garantir levantamento do inventário cultural, acervo museológico, registro etnográfico, recuperação e manutenção de museus, criação de centro de interpretação, publicações didáticas bilíngües, conservação do patrimônio material e imaterial, capacitação, nos polos Belém, Tapajós e Marajó, consideradas regiões turísticas prontas ao turismo internacional, áreas prioritárias de abrangência do Prodetur Pará. Entre as ações também estão previstos seminários e oficinas com as comunidades, com fins ao mapeamento cultural turístico a exemplo da região de Mapuera, em Oriximá, Belterra e Santarém.

Texto: Benigna Soares - GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário