sábado, 3 de março de 2012

Paratur apóia encontro das imagens de Nazaré em Portugal


Imagem original de Nossa Senhora de Nazaré,
guardada no Santuário de Fátima, em Portugal
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses e que movimenta dois milhões de romeiros no mês de outubro, durante o Círio que ocorre em Belém do Pará, foi colocada lado a lado, pela primeira vez na história, da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, no Santuário de Nazaré, em Portugal. O fato histórico foi coordenado por diretores do Círio, entre eles Padre Silvio, pároco de Nazaré, Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), representantes do clero português e autoridades políticas de Portugal.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré está em Portugal desde o último dia 29. Depois de ficar por um dia exposta para visitação no Parque das Nações, onde até domingo está acontecendo a Feira de Turismo de Lisboa (BTL), seguiu na quinta-feira para Nazaré, um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo. Lá foi recebida com honras de Estado, durante missa que teve participação especial da cantora Fafá de Belém e do músico Paulo José Campos de Melo.
Membros da Diretoria do Círio, Clero Português e da Paratur
durante promovem o encontro das imagens de Nazaré.

Na tarde desta sexta-feira, dia 2, aconteceu o encontro histórico entre as duas imagens. "Este é um momento que marca a história do turismo religioso do Pará e acima de tudo marca a história da relação dos portugueses e dos paraenses com Nossa Senhora de Nazaré". Disse emocionado Adenauer Góes, presidente da Paratur.
Padre Silvio foi responsável pela condução da imagem de Nazaré de Belém, do altar do Santuário até o altar da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, de Portugal. Ele reconheceu o momento como único e que merece ser lembrado pelos católicos dos dois países.

Imagem peregrina de Nossa Senhora de
 Nazaré, originária de Belém do Pará e
Nossa Senhora de Nazaré, de Portugal
juntas  pela primeira vez na história.



FÁTIMA - Parte da comitiva de paraenses que acompanham a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Portugal permaneceu nesta sexta no Parque das Nações, onde uma réplica da imagem está exposta para visitação de operadores, agentes, representantes de países e outros que participam do evento, considerado maior feira de turismo da Europa, com estimativa de 75 mil visitantes até domingo. Outros membros da Diretoria do Círio e de márketing da Paratur foram visitar o Santuário de Fátima, na cidade portuguesa de mesmo nome. Lá foram recebidos oficialmente por Pe. Luciano Cristino, pároco de Fátima. Na ocasião ele lembrou aos visitantes, entre os quais Padre José Luiz Ramos, presidente da Diretoria do Círio, e Adenauer Góes, da Paratur, que o Santuário de Fátima, em Belém do Pará, foi construídio com incentivo e apoio de autoridades religiosas de Portugal.

Adenauer Góes lembrou, por sua vez, que o comendador português Joaquim Marques dos Reis, pioneiro no turismo paraense e na relação turística entre Brasil e Portugal, contribuiu para a construção do Santuário de Fátima em Belém.

Pe Silvio, pároco de Nazaré, recebeu a missão de
conduzir  a Peregrina  de Belém ao encontro.
A comitiva foi guiada por uma rica visitação pelos espaços do Santuário de Fátima, na cidade do mesmo nome. Ao fim do passeio os padres Ramos e Silvio, de Belém, celebraram uma missa na capela de adoração de Fátima.

Neste sábado às 8 horas da manhã a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré se despede da cidade de Nazaré, onde quase dez mil pessoas já a visitaram no Santuário.
Nazaré é hoje uma das cidades portuguêsas que mais recebe
 turistas, juntamente com Fátima, um dos maiores santuários
de peregrinação do mundo

Logo após a missa retorna para o Parque das Nações, em Lisboa, onde permanece até o final da tarde de domingo, quando às 16 horas será recebida em uma programação especial no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. Fafá de Belém, que na noite de quinta-feira encantou os portugueses e demais participantes da BTL com show "Vivência Brasil" no Convento dos Beatos, acompanhada do pianista Paulo José Campos de Melo, entoará cantos nazarenos ao longo da celebração, que encerra a participação da comitiva do Pará em Lisboa.







Texto e Fotos: Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur

Um comentário:

  1. Que pena eu tive de apenas ter tido conhecimento da vinda da imagem de Nossa Senhora da Nazaré a Portugal, depois dela ter regressado a Belém do Pará.
    Deixo, no entanto, uma fraternal saudação aos amigos do Círio que vieram a Portugal. A eles, obrigado por manterem viva em Belém a herança deixada por Pedro Teixeira e outros lusitanos. Espero que daqui tenham levado boas recordações.
    Fafá, Deus te abençoe. Volta sempre para nos matares as saudades da tua presença e da tua encantadora voz.

    ResponderExcluir