segunda-feira, 19 de março de 2012

Paixão da Amazônia vai impulsionar turismo em Barcarena


A encenação da Paixão de Cristo é uma dos espetáculos mais tradicionais da Semana Santa e é uma das mais importantes expressões da cultura religiosa em todo o mundo. Além disso, atrai um grande público para ver a narrativa dos últimos dias de Jesus Cristo.  Com o objetivo de atrair fluxo turístico e valorizar a importância religiosa nesse sentido  é encenada a mais de 30 anos em Barcarena, região metropolitana de Belém, no Pará,  a versão amazônica do espetáculo, que vem atraindo cada vez mais visitante à cidade.  Com  apoio promocional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), tendo como nome “Paixão de Cristo, Paixão da Amazônia”, o espetáculo este ano acontece entre os dias 5 e 8 de abril no Cabana Clube na localidade de Vila dos Cabanos, em Barcarena, município localizado a cerca de 1h30 de Belém. 

O grupo Chama, sob a direção de Arildo Poça, é responsável por dar vida aos personagens da narrativa.  Aliás, os atores da peça são de origem popular, muitos deles atuando apenas no período da Paixão de Cristo, o que dá um caráter mais popular ao evento. Os números do evento são de superprodução: 130 atores, 200 figurantes, 9 palcos distintos. Sem contar o grande sistema de som, luz, efeitos especiais e outros recursos tecnológicos utilizados. Tudo isso ao ar livre, no meio da Amazônia.  As apresentações vão ocorrer sempre às   19:30.
No entanto, os visitantes de  Barcarena não irão se encantar apenas com o  espetáculo da Paixão de Cristo. O município oferece ótimas opções de lazer como as praias do Caripi, na Vila dos Cabanos, Itupanema, na Vila de Itupanema,  conde, na Vila do Conde. Uma excelente opção também é a praia do Sirituba, na ilha de Trambioca, onde outras praias bucólicas de  águas claras esperam os banhistas que buscam por tranqüilidade e contato com a natureza, em meio à uma população bem receptiva. A infraestrutura do município é boa, em especial a hoteleira, tendo o famoso Hotel Samaúma, como principal referência. Lá o chamego dos turistas é o chalé da árvore, construído no alto de uma centenária samaumeira, árvore típica da Amazônia.  
Muitos rios e igarapés somam-se aos atrativos de Barcarena, cuja divisão em vilas (Sede, São Francisco, Itupanema, Conde, Vila dos Cabanos, etc.)  faz com que hajam inúmeras opções de lazer, visitação a patrimônio histórico, trilhas e outras atividades.
Acesso -  É possível chegar em Barcarena em 1h30 por via rodoviária saindo de Belém pela BR 316 e entrando no Km 19 através da Alça Viária (PA 150). Outra opção é de barco ou lanchas que saem de hora em hora de domingo a domingo em portos localizados na rua Siqueira Mendes, no bairro da Cidade Velha. Os dois meios de transporte possuem conexão rodoviária para todas as vilas de Barcarena no Porto do Arapari.  Também saem lanchas e barcos diariamente de hora em hora das 6h da manhã até as 18h com embarque no Porto do Foca, bem no Complexo do Ver-o-Peso
Com o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o evento se consolida na agenda do turismo religioso no Pará. Segundo Adenauer Góes, presidente da Paratur, “esta é uma ação  de governo predisposta pelo Governador Simão Jatene a partir do Plano Estratégico de Turismo do Pará “Ver-o-Pará”, lançado no final de 2011,  que aponta a cultura e a natureza como importantes insumos para o desenvolvimento social e econômico do Estado a partir do turismo. Apoiar A Paixão de Cristo, seja em Barcarena, seja em outros municípios, tem como objetivo fortalecer esses insumos, gerar emprego, renda e possibilidades de negócios aos empresários que exploram o turismo”.
Segundo Carlos Wanzeller, da Agência de turismo Lecytur, que há alguns anos também apóia a Paixão de Cristo, Barcarena tem grandes belezas naturais e a possibilidade de passeios interessantes como a Vila do Conde e a Chácara “No Limite”. Além disso, segundo ele, Barcarena tem bons restaurantes e ótimas opções de hospedagem. Porém, para Carlos Wanzeller, que já inclui o evento no pacote turístico de sua agência há 5 anos, a encenação da Paixão de Cristo em Barcarena já é uma atração à parte. “Além de ser importante para o turismo cultural do estado, incluir este evento no nosso pacote é uma ótima oportunidade de negócio uma vez  que o público da região pode  conhecer um evento como o da Paixão de Cristo, nos moldes do que acontece em outros lugares do Brasil. Aqui perto, e numa cidade com boa estrutura”, explica Carlos.
Texto: Benigna Soares e Wanderson Curcino - GECV Paratur
Foto: João Peres: JP Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário