quinta-feira, 1 de março de 2012

Imagem Peregrina de Nossa Senhora visita a cidade de Nazaré



A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré saiu de Lisboa hoje pela manhã por volta das 8h em direção a cidade de Nazaré onde foi recebida as 10h com honras de chefe de Estado por representantes do governo e do clero português como Jorge de Barroso, presidente da câmara municipal de Nazaré, Jose Luiz Figueiredo, Reitor do mosteiro dos Jerônimo, e a comitiva paraense formada pelo Padre Jose Ramos, Presidente da Diretoria do Círio e da Basílica de Nazaré, Kleber Vieira, coordenador do círio entre outros membros da diretoria da festa de Nazaré.

O evento teve inicio com uma missa realizada pelo Padre Ramos e Padre José Luiz, na ocasião a cantora Fafá de Belém, acompanhada pelo pianista Paulo José de Melo entoou cânticos nazarenos como “Ave Maria” em sua versão Brasileira, “Vós Sois o Lírio Mimoso”, “Senhora da Belinda” e “Senhora de Nazaré” e emocionou mais de mil participantes da cerimônia, Fafá comovida chorou e levou o público também derramar lagrimas.

Padre José Ramos lembrou em sua homilia a origem da devoção por Nossa Senhora de Nazaré que começa em Portugal e Belém do Pará o local onde esta fé se solidificou com o Círio realizada a 220 anos e que hoje reúne mais cerca de 2 milhões de participantes motivados pela  religiosidade  ou pelo espetáculo de cultura e  fé que o evento se tornou.  O Reitor do Mosteiro do Jerônimo, Padre Jose Luiz Figueiredo, destacou a ação com um dos “Mais importantes fatos históricos que unirá católicos brasileiros e portugueses”. O Presidente da Câmara Municipal de Nazaré elogiou a iniciativa do Governo do Estado do Pará coordenada pelo presidente da Paratur - Companhia Paraense de Turismo, Dr. Adenuaer Goes, para ele a ação cria um elo de fortalecimento do turismo e da religiosidade que precisa de continuidade e que marca o inicio de uma aproximação que beneficiará os dois países.

O presidente da Paratur Adenáuer Goes, lembra que esta ação de governo segue  o predisposto pelo Governador Simão Jatene a partir do Plano Estratégico de Turismo do Para – Plano Ver-o-Pará que aponta a cultura e a natureza como importantes insumos para o desenvolvimento social e econômico do Pará através  do turismo, ele ainda se mostrou emocionado com o resultado da ação que teve o apoio incondicional da Arquidiocese de Belém através da Diretoria da Festa de Nazaré e agradeceu a forma calorosa que os representantes do Governo e Clero Português receberam a comitiva paraense e a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A Imagem ainda permanece no Santuário de Nazaré durante todo o dia para que devotos de Nossa Senhora e outros visitantes possam contemplá-la mais de perto.


Esta é a primeira vez que Imagem Peregrina visita Portugal, que chegou a capital lusitana com a comitiva que representa o Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa aberta desde quarta-feira (29/02) no Parque das Nações em espaço de exposição e visitação que deve receber um público de ate 70 mil visitantes até dia domingo (04/03).

Na noite desta quinta-feira no Convento dos Beatos, a cantora Fafá de Belém se apresentará com outros artistas brasileiros no show Vivência Brasileira promovido pela Embratur – Empresa Brasileira de Turismo, coordenadora da participação do Brasil na BTL.





Peregrinações
No domingo (04/03) a comitiva paraense retorna para Lisboa e encerra com uma apresentação da Fafá de Belém e o Pianista José Campos Melo no Mosteiro dos Jerônimos.


Assista aqui a reportagem da chegada da imagem peregrina em Nazaré:


Ascon Paratur – Benigna Soares

Um comentário: