terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Paratur se prepara mais uma vez para receber o BID



O Programa Nacional de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur), projeto do Ministério do Turismo e executado pela Companhia Paraense de Turismo – Paratur realizou na manhã desta terça-feira, dia 14 no auditório Carlos Rocque, a segunda reunião com servidores da instituição envolvidos direta e indiretamente ao Programa. O objetivo da reunião é analisar o estágio atual de execução do programa e revisão sobre o detalhamento técnico de algumas ações, a exemplo da supervisão financeira do Programa. O Prodetur conta com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ainda em fase de aprovação.

O evento foi continuidade da última reunião realizada na quarta-feira (08), com representantes da Diretoria Administrativa Financeira (DIAF), Gerência Financeira e Contábil (GFIC), Correção de Controle Interno (CCI) e Núcleo de Planejamento (NUP), na qual foram apresentadas e discutidas as matrizes da Análise de Riscos do Projeto.

Para Márcia Bastos, coordenadora do Prodetur no Estado do Pará, o momento é crucial, pois são os preparativos para receber uma das últimas missões do BID possivelmente resultará na assinatura de convênio com o Governo do Estado. “A importância dessa reunião é organizar a Paratur como um todo, para receber o programa que deverá ser mantido o controle da execução das ações do programa”. Ressalta Márcia. Previsto até as primeiras semanas de Março, a chegado do especialista em Gestão Financeiro do BID, José Luiz Vazquez, para orientar a preparar a documentação financeira relacionada ao Prodetur.


PRODETUR - O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo foi criado pelo Governo Federal através do Ministério do Turismo (MTur), tem por objetivo financiar rogramas regionais de turismo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi concebido para estimular o aumento da capacidade competitiva dos destinos turísticos brasileiros e consolidar a política turística nacional, por meio de gestão pública descentralizada, participativa e em cooperação com outros setores. Assim, no cumprimento das diretrizes nacional, o programa regional tem como objetivo aumentar a participação da atividade turística na economia através da geração de renda e emprego no setor para as comunidades locais, por meio da consolidação do Estado como destino preferencial nos segmentos de ecoturismo e turismo cultural nos mercados regional, nacional e internacional. Para isso, o programa abrange os pólos Belém, Marajó e Tapajós, que fazem parte dos Roteiros Internacionais do Programa de Regionalização do Turismo do MTur e que no âmbito do Proecotur, foram identificados com alto potencial para o desenvolvimento do turismo.

Jeferson Höenisch – ASCOM Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário