quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Paratur leva a cultura e a religiosidade paraense para feira de turismo em Portugal

A riqueza cultural e a religiosidade do povo paraense será destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece em Portugal de 29 deste mês a 4 de março. Os ritmos da música e dança, sabores da culinária e, claro a fé católica da Amazônia vão ser levados pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) ao território português junto com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que todos os anos, no segundo domingo do mês de outubro, reúne mais de dois milhões de romeiros em Belém, durante a maior manifestação católica do Brasil, o Círio de Nazaré.

Segundo o presidente da Paratur, Adenauer Góes, a ação é resultado de um esforço conjunto do Governo Federal através da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), Governo do Estado do Pará por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), e Diretoria da Festa de Nazaré, juntamente com a Fundação Carlos Gomes e Clero Católico Português.

Adenauer explica que esta é a primeira vez que a Imagem Peregrina atravessa o Atlântico até Portugal. “A parceria com a Diretoria de Nazaré e com o Clero Português é muito importante pois, além da nossa missão de promover o Círio como um produto do segmento do turismo de eventos reconhecemos a fundamental importância de difundirmos a fé do poço católico paraense, através da devoção à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, padroeira da Amazônia”. Diz Adenauer.

Ele afirma que a cultura paraense terá grande espaço na programação que marca a presença do Pará na BTL. “Este ano contamos com a participação especial da cantora paraense Fafá de Belém, que acompanhada do músico paraense Paulo José Campos de Melo, fará algumas apresentações”. Antecipa Adenauer.

PROGRAMAÇÃO - A comitiva paraense sai de Belém na segunda-feira (27/02), às 15 horas, acompanhada pela imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré com a missão de divulgar os atrativos do Pará no continente europeu. A abertura do evento será na quarta-feira (29), na ocasião, a Imagem de Nossa Senhora será colocada em posição de honra dentro da feira para que possa ser apreciada por todo o público participante da BTL. A atuação do Pará promete repetir o sucesso no Festival de Turismo de Gramado em novembro de 2011 em que o Círio foi um dos pontos altos do evento despertando grande emoção em todos os presentes, também com a participação da Imagem Peregrina.

Além de Lisboa, a Imagem Peregrina visitará a cidade de Nazaré na quinta-feira (01/03), ela será posta sobre o andor decorado com rosas naturais e conduzida por 200 metros até o Santuário de Nazaré. Na ocasião a cantora Fafá de Belém entoará cânticos de homenagem a Virgem Maria como Ave Maria, Voz Sois o Lírio Mimoso, Senhora da Berlinda e Senhora de Nazaré acompanhada pelo pianista Paulo José Campos de Melo, superintende da Fundação Carlos Gomes. A imagem ainda permanecerá no Santuário de Nazaré o dia seguinte quando será conduzida ao Mosteiro dos Jerônimo no domingo (04/03). Ali será rezado um terço e Fafá de Belém e Paulo José novamente se apresentam.

De volta à Capital Lisboa, a música paraense invade os palcos da BTL no show de Fafá de Belém com o Trio Manari e os Mestres das Guitarradas. O repertório, claro, soma carimbó, síria, lundum, retumbão entre outros ritmos que embalam a cultura do Pará, considerado a “A obra-prima da Amazônia”.

Durante toda a participação do Pará na BTL a Paratur, através da Gerência de Assuntos Internacionais (Gerência Geral de Marketing), distribuirá material de divulgação dos produtos turísticos do Estado, assim como fitinhas de Nazaré, ícones do Círio, bombons de cupuaçu. Também será feita abordagem direta ao público da feira, a maioria oriundo do mercado europeu, entre agentes de viagens, operadores, imprensa especializada e outros. Na BTL 2011 74 mil pessoas visitaram os 990 estandes de expositores, somando 43 destinos. A Feira contou com 38 mil profissionais de turismo, sendo 2,8 mil estrangeiros.

São esperados para este ano cerca de 400 hosted buyers oriundos de 27 países, número recorde no evento. Comparado a 2011 o aumento é de 100%. A presença internacional deve somar este ano 39 destinos, com destaque para o Brasil, país convidado, e para os Emirados Árabes Unidos, que participam como estreantes. México, Peru, Venezuela e Grécia também estão de volta. É convidado nacional o Alentejo.

A participação do Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa faz parte da execução do Ver-o-Pará - Plano Estratégico de Turismo do Para, que delineia ações promocionais mais focadas nos mercados emissores dentre os quais Portugal, identificado como grande consumidor dos segmentos turísticos de Cultura e Natureza.

A BTL acontece no Parque das Nações. Vai funcionar das 10h às 20h exclusivamente para profissionais na quarta e na quinta-feira. Na sexta abre no mesmo horário para profissionais e a partir das 18h até as 23h para o público em geral. Aos sábados e domingo abre às 12h e encerra às 23h, no primeiro dia e às 20h no segundo dia. A entrada custa 10 euros para profissionais e 5 euros ao público em geral. Estudantes, jovens e idosos para 2,50 euros.

Texto: Benigna Soares e Thiago Figueiras - Ascom Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário