quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Imagem de Nazaré abriu participação do Pará na BTL em Portugal nesta quarta


O diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso,
Pe. Ramos, presidente da Diretoria da Festividade de Nazaré,
juntamente com Adenauer Góes, presidente da Paratur, recebem o ministro
do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade,
e grande comitiva, ao lado da Imagem Peregrina de Nazaré
na BTL, no Parque das Nações em Lisboa



Começou às 10h30 da manhã (horário de Lisboa) a participação do Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Um cortejo com a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes, pelo Padre Ramos, presidente da Diretoria do Círio e representantes da Embratur entre outros marcou o nício da programação, coordenada pela equipde marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). A BTL é considerado o maior e mais importante evento de turismo da Europa e tem grande importância entre as estratégias de captação de fluxo turístico para o Brasil, segundo Marcelo Pedroso, Diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Ele afirma que a participação do Pará foi muito bem planejada levando em conta os produtos que o Estado tem como referências da Amazônia: cultura e natureza. A cantora Fafá de Belém, acompanhada do músico Paulo José Campos de Melo, da Fundação Carlos Gomes, são alguns dos atrativos que a Paratur também levou ao evento.

"Esta é uma oportunidade para podemos mostrar de fato a diversidade da cultura do Brasil. É um dos nossos objetivos deixar um legado para após a Copa de 2014 mostrarmos que o Brasil não se restringe ao samba. Esperamos que com esse incentivo e essa participação forte do Pará ele deixe como incentivo a atração do mercado europeu e Português ao Brasil". Garante Marcelo.

Para Adenauer Góes esta participação do Pará na BTL recebeu uma atenção especial do Governo do Estado, tendo em vista que o Pará ficou de fora do evento por dois anos.`"Esta é uma ação do Plano Estratégico de Turismo do Pará lançado recentemete pelo governador Simão Jatene que nos recomendou dar continuidade a uma aproximação com Portugal e com toda a Europa visando fortalecer o turismo como gerador de economia e renda para nosso Estado. Nesse sentido fizemos importantes parcerias com a Fundação Carlos Gomes, a cantora Fafá de Belém com a Arquidiocese de Belém, Diretoria do Círio, com o clero e o governo de Portugal para diferenciarmos nossa participação. Como resultado, nossa meta é aumentar o fluxo de turistas daqui da Europa para o Brasil, através da aproximação com os agentes de viagem e operadores de turismo.

Em 2011 um total de 74 mil pessoas visitaram os 990 estandes de expositores, somando 43 destinos na BTL. A Feira contou com 38 mil profissionais de turismo, sendo 2,8 mil estrangeiros.
São esperados para este ano cerca de 400 hosted buyers oriundos de 27 países, número recorde no evento. Comparado a 2011 o aumento é de 100%. A presença internacional deve somar este ano 39 destinos, com destaque para o Brasil, país convidado, e para os Emirados Árabes Unidos, que participam como estreantes. México, Peru, Venezuela e Grécia também estão de volta. É convidado nacional o Alentejo.
Adenauer Góes,  Presidente da Paratur, Amanda Nogueira
Técnica do  Ministério das Relações Extteriores, Davi Silveira,
conselheiro da Embaixada do Brasil em Portugal,
Cleber Vieira, membro da Diretoria do Círio de Nazaré xom a
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na BTL em Lisboa


RELIGIOSIDADE - Padre José Ramos, presidente da Diretoria do Círio e da Basílica de Nazaré lembra que a vinda da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré até Portugal, além de atender as espectativas da Paratur de fortalecer o turismo religioso do Pará (o Círio de Nazaré reúne mais de dois milhões de romeiros no mês de outubro,dos quais cerca de 70 mil são turistas) também tem um caráter de fortalecimetno do culto à padroira dos paraenses e da Amazônia.

PROGRAMAÇÃO - A comitiva paraense deixou Belém na tarde da última segunda-feira, dia 27, em meio a uma grande demonstração de fé e devoção no Aeroporto de Belém. A missão da comitiva, formada por cerca de 20 pessoas, entre guarda da santa, imprensa, equipe de marketing da Paratur, diretos do Círio e outros profissionais, é de divulgar os atrativos do Pará no continente europeu durante a BTL. Na abertura do evento a imagem foi colocada em posição de honra em um presépio erguido especialmente para ela no hall de entrada pa o espaço Brasil na feira.

A atuação do Pará promete repetir o sucesso no Festival de Turismo de Gramado em novembro de 2011 em que o Círio foi um dos pontos altos do evento despertando grande emoção em todos os presentes, também com a participação da Imagem Peregrina.
Cleber Vieira, Diretoria do Círio, Oreni Braga, presidente da Amazonastur
Adenauer Góes, presidente da Paratur e Cesar Neves, da Diretoria do Círio,
 no estande da Embratur na BTL



Além de Lisboa, a Imagem Peregrina visitará a cidade de Nazaré na quinta-feira (01/03), ela será posta sobre o andor decorado com rosas naturais e conduzida por 200 metros até o Santuário de Nazaré. Na ocasião a cantora Fafá de Belém entoará cânticos de homenagem a Virgem Maria como Ave Maria, Voz Sois o Lírio Mimoso, Senhora da Berlinda e Senhora de Nazaré acompanhada pelo pianista Paulo José Campos de Melo, superintende da Fundação Carlos Gomes. A imagem ainda permanecerá no Santuário de Nazaré o dia seguinte quando será conduzida de volta ao Parque das Nações, em Lisboa, para novamente ser admirada pelo público da BTL. Vai ao Mosteiro dos Jerônimo no domingo (04/03). Ali será rezado um terço e Fafá de Belém e Paulo José de Melo, presidente da Fundação Carlos Gomes, novamente se apresentam.

De volta à Capital Lisboa, a música paraense invade os palcos da BTL no show de Fafá de Belém com o Trio Manari e os Mestres das Guitarradas. O repertório, claro, soma carimbó, síria, lundum, retumbão entre outros ritmos que embalam a cultura do Pará, considerado a “A obra-prima da Amazônia”. O show será no Mosteiros dos Beatos, em Lisboa, na noite desta quinta-feira.

Durante toda a participação do Pará na BTL a Paratur, através da Gerência de Assuntos Internacionais (Gerência Geral de Marketing), distribuirá material de divulgação dos produtos turísticos do Estado, assim como fitinhas de Nazaré, ícones do Círio, bombons de cupuaçu. Também será feita abordagem direta ao público da feira, a maioria oriundo do mercado europeu, entre agentes de viagens, operadores, imprensa especializada e outros.

A participação do Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa faz parte da execução do Ver-o-Pará - Plano Estratégico de Turismo do Para, que delineia ações promocionais mais focadas nos mercados emissores dentre os quais Portugal, identificado como grande consumidor dos segmentos turísticos de Cultura e Natureza.

A BTL acontece no Parque das Nações. Vai funcionar das 10h às 20h exclusivamente para profissionais na quarta e na quinta-feira. Na sexta abre no mesmo horário para profissionais e a partir das 18h até as 23h para o público em geral. Aos sábados e domingo abre às 12h e encerra às 23h, no primeiro dia e às 20h no segundo dia. A entrada custa 10 euros para profissionais e 5 euros ao público em geral. Estudantes, jovens e idosos para 2,50 euros.

Texto: Benigna Soares
Informaçôes: (00 55 91 8361-1777 ) Benigna Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário