quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Curso de gastronomia qualifica 20 profissionais


Conclui hoje, o curso de Cozinheiro de Restaurante promovido pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) em parceria com a Associação Paraense de Recursos Humanos (APRH) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Pará (ABRASEL – PA). O curso, que teve início dia 11 de janeiro, foi dividido em dois módulos: o primeiro no colégio Orlando Bitar, no qual os alunos aprenderam a parte teórica, como noções de cidadania, ética profissional, qualidade no atendimento e técnicas de cozinha. Na segunda parte, que ocorreu na casa de eventos Jucy’s Recepções, os alunos aprenderam de forma prática, o preparo de alguns pratos. O curso tem carga horária de 60 horas, e foi ministrado a 20 profissionais.

Segundo Sônia Santos, instrutora do curso, o objetivo não é fazer que os alunos aprendam a cozinhar, pois eles já possuem a prática profissional, mas que se aperfeiçoem com técnicas mais apropriadas no manuseio dos alimentos. “Aqui os alunos aprendem a agregar valores às habilidades que já trazem para se tornarem profissionais de verdade”, diz. Sônia Santos destaca que nenhum dos alunos participantes havia passado por algum tipo de qualificação mesmo assum não houve resistência em assimilar a nova metodologia por parte dos alunos. “Por incrível que pareça, por eles já trazerem uma bagagem de experiência, eles ficaram bastante interessados. Muitos sabem o quanto importante passar por uma qualificação”, conta.

A cozinheira Conceição Reis Machado, afirma que o curso está lhe ajudando muito no restaurante em que trabalha, e agora ela já consegue entender algumas receitas mais complexas. “Gostei muito de aprender aqui, até a relação com o turismo também, de você saber receber bem as pessoas, eu achei muito interessante”, conta.

O casal Rosiane Trindade e Manuel Medeiros, funcionários de um restaurante na Ilha do Combú tem a meta de construire um restaurante próprio. Para Rosiane Trindade o curso de cozinheiro de restaurante foi o primeiro passo. “Este é apenas meu primeiro passo. Eu e meu marido pretendemos abrir um restaurante por que vemos que o turismo está crescendo na nossa região e a gente precisa se qualificar pra esse mercado”, conta Rosiane que ao longo das aulas, estava atenta anotando os ensinamentos da instrutora. Manuel Medeiros diz que o que ele aprendeu nas aulas já vai ser aplicado no novo restaurante. “Nós vamos botar em prática tudo que nós aprendemos aqui” diz Manuel, observando que já tem um terreno comprado em Soure, na ilha do Marajó para construir o novo empreendimento.

PEQTur - Cerca de 10.280 profissionais que atuam direta e indiretamente na área do turismo em 68 municípios do Pará devem passar por algum tipo de qualificação entre 2012 e 2015, por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), lançado em novembro pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) na presença do governador Simão Jatene. O programa é uma ação de continuidade à capacitação realizada em 2011 através do Plano Emergencial de Qualificação Profissional do Turismo, que contemplou 1330 pessoas.

Os municípios que receberam a qualificação em turismo foram: Belém, Bragança, Marapanim, Curuçá, Quatipuru, Parauapebas, Marabá, Vigia, Santarém, Paragominas, Soure, Salvaterra, São Caetano de Odivelas, Salinas e Benevides.


Wanderson Curcino e Jeferson Höenisch - ASCOM Paratur

Um comentário:

  1. quero fazer um curso de gastronomia mais n conheço nem um por aqui por belém vocês podem me indicar um ?

    ResponderExcluir