sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Belém recebe mais dois navios cruzeiros neste fim de semana

Neste fim de semana, mais dois navios cruzeiros passam pelo Pará. No próximo sábado, dia 25, por volta das 8 horas na Estação das Docas, o navio Aida volta à Belém com mais 1000 turistas alemães. No dia seguinte, às 10 horas, desembarcam no trapiche de Icoaraci 700 turistas americanos, através do navio Prinsendam.
Segundo João Ribeiro, da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros no Pará, o roteiro dos turistas em Belém inclui visitas ao complexo Ver-o-Peso, Estação das Docas, Forte do Presépio, Basílica de Nazaré e Museu Paraense Emílio Goeldi.
A temporada de cruzeiros no Pará, que começou em outubro de 2011 e segue até maio deste ano, tem estimativa de receber 20 mil turistas a bordo de 25 navios, oriundos de diversos países.
A primeira passagem do navio Aida pelo Pará foi entre 11 e 12 de janeiro, com centenas de turistas que visitaram Belém em plena programação de 396 anos da cidade.  Em janeiro também passou por Belém o navio Amsterdã, com  1,6 mil turistas de procedência inglesa. O total de turistas em janeiro, segundo João Ribeiro, foi de 3,8 mil turistas e quatro navios. Em fevereiro já passaram cinco navios, totalizando mais de 5,5 mil turistas.
Em março quatro cruzeiros aportam na capital paraense, trazendo a bordo 4,1 mil turistas. Em abril serão mais dois navios (com 2,6 mil turistas) e, em maio, um navio, com 200 turistas.  Os principais pontos desses desembarques são Icoaraci, Belém e Santarém (Alter-do-Chão).
 Para incentivar o uso do potencial hídrico do Pará na atividade turística, tanto para o turismo de sol e praia como para os passeios pelos rios da região, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) fez, em janeiro deste ano, a Oficina Técnica de Fortalecimento de Circuito Integrado do Turismo. A programação, que de acordo com o presidente da Paratur, Adenauer Góes, segue orientações do Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em novembro do ano passado, teve a participação do trade local, em especial agências de viagens do Pará.
 O objetivo da oficina foi inserir o Pará na agenda da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para a criação do circuito Amazon Water Tourism Route, com o propósito de identificar e descrever a criação dos cinco atrativos principais da Amazônia nesse tipo de rota turística que envolve aproveitamento do potencial hídrico. Os países parceiros, neste sentido, são Equador, Peru, Colômbia, Bolívia e Brasil.
 A OTCA está trabalhando no estabelecimento dos pré-circuitos de turismo. O Pará está participando de dois circuitos, no Amazon Tour e também no Amazon Water Tour World.
 Maiores informações sobre a chegada dos navios cruzeiros podem ser obtidas na Gerência de Assuntos Internacionais da Paratur (www.turismoparaense.blogspot.com ) (91) 3224 – 9493 ou na Amazon Icomining Servive (91)88020084 (João Ribeiro) e 32746496

Texto: Benigna Soares - ASCOM Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário