quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Belém recebe cruzeiro

Dando seguimento à temporada de cruzeiros no Pará, ancorou em Belém, nesta quarta-feira dia 8, o navio Aída. O navio trouxe ao Pará 1200 de turistas Alemães e permanece na capital paraense até hoje, dia 09. O roteiro de visitação desses turistas inclui os principais atrativos da cidade, como Estação das Docas, Teatro da Paz, Complexo Feliz Lusitânia, Museu Paraense Emílio Goeldi e Ver-o-Peso. O Aída é um dos 25 navios da temporada de cruzeiros no Pará que teve início em outubro de 2011 e segue até maio deste ano, com uma estimativa de receber 20 mil turistas.


Segundo João Ribeiro, diretor da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros no Pará, o Estado recebeu em janeiro 4 navios, somando 3.800 turistas, em fevereiro receberemos um total de 6 navios com 5.500, em março 4 navios com 4.100, em abril 2 navios com 2.600 e maio 1 navio com 200 turistas. Ainda segundo ele houve um aumento significativo, em torno de 50%, no número de cruzeiros no estado.

Em pleno carnaval paraense, que acontece na próxima semana de fevereiro, Belém receberá o maior número de navios, 6 no total, que ultrapassam 5.500 mil turistas. Os principais pontos desses desembarques acontecem em Icoaraci, Belém e Santarém (Alter-do-Chão). Entre os navios que aportam nesse período teremos o Astor, com 700 turistas europeus, que aporta em Belém no próximo dia 19.

Segundo relatório da Fundação Evandro Chagas (FGV) encomendado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abrmar), a temporada 2011/2012 trará ao Brasil cerca de 894,8 mil turistas. Ainda segundo relatório, na temporada passada, cruzeiristas e tripulantes deixaram nos portos e nas cidades brasileiras cerca de 522,5 milhões, sendo que os segmentos que mais lucraram foram os do comércio varejista, alimentos e bebidas e serviços de transporte.



Jeferson Höenisch e Wanderson Curcino - ASCOM Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário