quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Paratur inicia implementação de Plano Estratégico de Turismo

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 11, a implementação do “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico de Turismo do Pará, com uma oficina envolvendo todos os profissionais da Paratur e a empresa de consultoria espanhola Chias Marketing, que apoiou a Paratur na elaboração do Plano. A oficina, aberta pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes, teve início às 9 horas da manhã, no auditório Carlos Rocque da entidade.
“Este momento é muito importante porque inicia os direcionamentos que serão feitos em todas as etapas do Plano, a exemplo do Marketing, da promoção nacional e internacional para que haja sintonia naquilo que será implementado. Nossa meta é desenvolver o planejamento visando tirar proveito das ações,projetos, programas, macroprogramas previstos no Plano, alguns inclusive já estão sendo desenvolvidos, com a proposta de retomar um planejamento que não é de governo, mas é de Estado. A diferença fundamental é de que depois tenhamos o governador que tivermos, o presidente da Paratur ou o secretário que tivermos o planejamento será continuado”. Disse Adenauer Góes, ao ressaltar que o governador Simão Jatene tem demonstrado efetivamente o compromisso de que o turismo em sua gestão é prioridade, por ser um gerador econômico, de emprego, renda e qualidade de vida dentro do seu projeto de desenvolvimento do Pará.
A equipe de consultoria da Chias Marketing permanecem em Belém, com a equipe da Paratur até a próxima sexta-feira, executando uma série de seis oficinas. Após esta geral com os cerca de 150 servidores da Paratur, começam, as oficinas por área de atuação. A primeira será às 14 horas desta quarta-feira, com a equipe de profissionais da Diretoria de Fomento, responsável pela formatação, desenvolvimento, acompanhamento de produtos, entre outras atribuições. Será juntamente com a equipe do Prodetur Pará – Programa de Desenvolvimento do Turismo, através do qual a Paratur deve receber via BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) US$ 44 milhões de dólares para investimentos nos pólos Belém, Tapajós e Marajó nos próximos anos. Na quinta, dia 12, o workshop da Chias Marketing será com as áreas de Fomento, Prodetur, Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ), Gerência de Comunicação Virtual. Na sexta o planejamento será com a Gerência Geral de Marketing , Diretoria de Fomento e Núcleo de Planejamento. Outras áreas da instituição estão sendo envolvidas diretamente.
Durante a apresentação das estratégias de implementação aos servidores a Chias Marketing demonstrou que, segundo diversas pesquisas aplicadas ao longo de 2011 para identificar a oferta turística do Estado e subsidiar o Plano, o Pará possui hoje 28 produtos considerados estrela, 88 produtos de categoria A, 112 de categoria B e 237 recursos turísticos, totalizando uma oferta turística de 465 produtos. Destes Belém possui 9 produtos estrela, 13 produtos categoria A, 6 categoria B, totalizando 28 produtos. Já o pólo Marajó possui 1 produto estrela, 18 produtos A, 10 B, 60 recursos turísticos, somando 89 produtos. No pólo Tapajós estão 10 produtos estrela, 19 produtos categoria A, 14 categoria B, 40 recursos turísticos, num total de 83 produtos. O Plano Estratégico de Turismo do Pará, “Ver-o-Pará” foi lançado pelo governador Simão Jatene e pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes, em 11 de novembro de 2011. Na ocasião houve a assinatura, pelo Governador, do Projeto de Lei , sancionado em 29 de dezembro, que criou o Sistema de Gestão do Turismo (Segetur), que envolve a Paratur, Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para atuação em sintonia com o Fórum de Desenvolvimento Turístico do Pará. 

SERVIÇO 
Paratur inicia implementação de Plano Estratégico de Turismo 
Local: Auditório Carlos Rocque – Paratur 
Endereço: Praça Maestro Waldemar Henrique, s/n – Reduto 
Sugestão de entrevista: Adenauer Góes, presidente da Paratur / Anete Ferreira – consultora da Chias Marketing 
Informações (91) 8842-8129 / 3223-8193 
Texto: Benigna Soares – Ascom Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário