terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Paratur conclui em Benevides primeira etapa de qualificação em turismo que beneficiou cerca de 1500 pessoas

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) finalizou nesta terça-feira, dia 17, em Benevides, município da Região Metropolitana de Belém, as últimas oficinas da primeira etapa do Programa Estadual de Qualificação Profissional em Turismo (PEQTUR), que beneficiou cerca de 1500 pessoas em 15 municípios do Pará. Os cursos oferecidos foram na área de gestão de negócios, garçom, camareira, condutor local, inglês, cozinha regional, roteiros e trilhas, qualidade no atendimento, entre outros. Fizeram parte de uma ação estratégica emergencial para atender demanda apontada pelos próprios municípios contemplados.

Em Benevides as oficinas oferecidas, visando o fortalecimento do turismo a partir da melhoria da qualidade dos serviços e produtos ofertados, foram de recreação no turismo, que incentiva a criação de alternativas de lazer a serem ofertadas aos visitantes e ainda a de condutor local, que prepara profissionais para guiar os visitantes pelos principais pontos turísticos.

“A qualificação profissional e, conseqüentemente, dos serviços prestados, é uma necessidade brasileira, e o Pará não foge à regra. Podemos avançar e nos diferenciar no mercado nacional e internacional se tivermos planejamento e competência para colocar em prática as ações necessárias para alcançarmos as metas estabelecidas no Plano Estratégico de Turismo do Pará, que lançamos em novembro de 2011”.  Diz o presidente da Paratur,  Adenauer Góes, ao informar que entre 2012 e 2015 mais 10.280 pessoas vão ser qualificadas em mais 68 municípios do Pará através do PEQTUR.

O município de Benevides vem ganhando destaque no cenário turístico devido ao projeto de desenvolvimento sustentável “Natal de Benevides”, que realizou em 2011 sua terceira edição e já se consolidou no calendário turístico do Pará como um evento nacional.  “Além desse evento, a secretaria executa outras atividades que precisam ser exploradas e para isso estamos qualificando pessoas para atender o público que vem de fora”. Disse Geise Ferreira, diretora do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura (Secult) de Benevides.

Pensando nisso, a oficina “recreação no turismo”, que aprimora atividades turísticas no entorno do projeto de reciclagem de garrafas pet e outros produtos associados ao cenários do natal, e a oficina condutor local, que capacita pessoas para receptivo de turistas foram executadas no município entre os dias 09 a 17 de janeiro.  As oficinas contaram com cerca de 20 participantes em cada modalidade,  a maioria jovens oriundos do programa Projovem Adolescente, executado pela Prefeitura de Benevides através da Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

 “A gente precisa preparar a comunidade a receber e a atender visitantes. Os cursos são muito importantes, pois queremos que no Natal de 2012 que a comunidade participe das ações, dos espaços”.   Disse Mary Adriana Veras, coordenadora da Casa do Cidadão, ligada à Semtras.  

Jean Barbosa, técnico do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur, que acompanha as oficinas no local, a estrutura do local, entre outras coisas, também incentivou os alunos a aprimorar seus conhecimentos na formação técnica e superior voltada à área de turismo, direcionando-os ao mercado de trabalho. “A proposta é de qualificar e preparar os profissionais para o turismo que vem crescendo”. Ressaltou Jean.

Luciana do Oliveira, participante da oficina “Recreação no Turismo”, ficou sabendo através do Projovem Adolescente. “Aprendi muito com a oficina. As pessoas pensam que o turismo é só viajar. Mas existem vários turismos, o religioso, cultural e também o de negócios”. Disse Luciana.

O objetivo de Anderson Junior, 25 anos, participante da oficina “Condutor Local”, é de conhecer a área de turismo. “O município tem muitos lugares para serem mostrados e essa oficina serve para qualificar os futuros profissionais a conduzir a esses locais”. Avalia Anderson.

“A oficina veio para esclarecer o meu entendimento sobre como funciona o turismo. Aprendi muito. É necessário valorizar o município dando oportunidade de emprego a esses qualificados”. Avalia Laudecie Ferreira, de 58 anos, participante das duas oficinas.

A Semtras e APRH são parceiras da Paratur na execução das oficinas que aconteceram no Espaço Intergeracional Núbia Moreira, localizada na rodovia Augusto Moreira Filho, 305 – Centro. As aulas, que começaram no último dia 9 encerraram nesta terça, dia 17.  A carga horária foi de 40 horas e são ministradas pela APRH – Associação Paraense de Recursos Humanos.

Os municípios que receberam a qualificação em turismo foram: Belém, Bragança, Marapanim, Curuçá, Quatipuru, Parauapebas, Marabá, Vigia, Santarém, Paragominas,  Soure,  Salvaterra, São Caetano de Odivelas, Salinas e Benevides.

Jeferson Höenisch – ASCOM Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário