quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Paratur apóia Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

Belém vai sediar mais uma edição do maior evento gastronômico da Amazônia: o 10º.  Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. Os realizadores do evento foram recebidos na manhã desta quinta-feira, dia 19, pelo presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes.  Juan Diego Corrêa, da empresa Door Comunicação Ilimitada e Joanna Martins, filha de um dos mais importantes chefes de cozinha do Brasil, o saudoso Paulo Martins, que idealizou há 10 anos o festival gastronômico, informaram ao gestor da Paratur que o  objetivo desse projeto é de divulgar a gastronomia paraense e garantir a permanência da legitimidade da culinária amazônica e seus frutos, especiarias e receitas tendo o Pará como referência, internacionalizando o festival, que terá programação variada entre 31 de janeiro a 15 de maio, sendo que o Festival Gastronômico acontece entre 11 e 15 de abril.

Joana Martins, durante a reunião, lembrou que o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense é um evento gastronômico realizado na capital paraense, idealizado pelo respeitado chef paraense Paulo Martins, que em abril de 2012 estará comemorando sua 10º edição. A proposta do evento é de promover o intercâmbio entre a tradição gastronômica e o restante da gastronomia nacional e internacional.

O evento foi criado para receber a gastronomia paraense, seus ingredientes, sua cultura, e a interação com as diversas cozinhas e sabores idealizados pelos chefs e seus diferentes talentos. Na programação terá concursos dos chefs, aulas de gastronomia, exposição fotográfica, circuito gastronômico, gincana dos garçons.

Este ano, segundo os organizadores, o circuito gastronômico deve contar com a participação de 20 mil pessoas. Já o público direto  será de aproximadamente 1.500 pessoas. Alex Atalla Claude Troisgros, Helena Rizzo, Mara Salles entre outros chefes de renome nacional e internacional são esperados para o evento, assinado principalmente pelo Restaurante Lá em Casa.

“O Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em novembro pelo governador Simão Jatene dá alguns direcionamentos sobre o desenvolvimento de produtos turísticos e sobre a promoção desses produtos. O turismo de natureza e o turismo cultural são os dois principais segmentos que o Sistema de Gestão do Turismo, que além da Paratur também inclui a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), recém criada, vão promover. A gastronomia é um importante insumo desses segmentos e é um produto prioritário dentro do fortalecimento do turismo como atividade econômica, geradora de emprego e renda”. Diz Adenauer Góes, presidente da Paratur, ao garantir apoio do Governo do Estado, por meio da Paratur, ao evento.

Jeferson Höenisch  e Benigna Soares - ASCOM Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário