quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Festival de Carimbó de Marapanim começa nesta sexta

Começa nesta sexta-feira, dia 20, a edição especial do Festival de Carimbó de Marapanim, “O canto mágico da Amazônia”. O evento, que acontece de 20 a 22 de janeiro na Praça da Bandeira, em Marapanim, terá como atrações diversos grupos de carimbó da região, festival gastronômico, concurso de beleza, concursos de melhor coreografia, homenagem a personalidades do carimbó entre outras. Também fará parte da programação a entrega de certificados, pelo Presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) Adenauer Góes, aos concluintes de oficinas de arte-educação. As oficinas fazem parte do fortalecimento de produtos turísticos culturais.

Conhecida como capital mundial do carimbó, Marapanim é inegavelmente o maior pólo cultural do Estado do Pará nessa área. Este fato se traduz na existência de mais de quarenta grupos de Carimbó no município que se sobressaem pela peculiaridade que executam o ritmo e a dança, facilmente reconhecidos em qualquer lugar. Um exemplo da força da tradição do carimbó no município é Tainá Gomes. Ela tem 13 anos e, embora goste de dançar vários ritmos desde criança, se identifica muito com o carimbó “Amo dançar. Consigo expressar toda a minha alegria quando eu danço e isso é muito importante pra mim”.  Explica a jovem que faz parte do grupo Uirapuru, um dos mais tradicionais de Marapanim.

Diante desta identidade criada entre o município e o ritmo, e da necessidade de valorizar o carimbó como maior produto artístico-cultural do Pará, é que foi idealizado, pela Associação Amapaniense de Multiplicadores do Turismo (AMATUR), o Festival de Carimbó de Marapanim, que acontece desde 2004, no município. Ranilson Trindade, um apaixonado pelo carimbó e por seu município, é um dos idealizares do festival. Sua luta é de dá orgulho a qualquer paraense. “Eu nunca fiz uma composição, não sou mestre, não toco muito bem. Mas tenho o carimbó em meu coração e luto para que ele sobreviva em nossas raízes culturais, passe de geração a geração”. Conta Ranilson. Ele recorda que a primeira vez que Marapanim apresentou um grupo organizado de carimbó fora das fronteiras da cidade foi em 1950. “Eu tinha 11 anos de idade e uma família de Marapanim me abordou no Centro Cultural Brasil Estados Unidos. Queria uma apresentação especial para o cônsul americano da época, o “Mister Colman”. Organizei a vinda do grupo e dancei com eles”. Relembra Ranilson emocionado com a missão que recebeu ainda menino.

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE Pará em 2006 sobre a geração de renda e emprego resultantes do Festival do Caraimbó de Marapanim constatou que, somente nos três dias do evento, houve a significativa geração de renda da ordem de oitocentos mil reais e o incremento de 700 postos de trabalho diretos e 4 mil indiretos. O objetivo da Paratur, ao investir no fomento, fortalecimento e divulgação do evento, é incrementar ainda mais esse resultado no município.

Homenagem – Nesta edição especial do Festival de Carimbó de Marapanim haverá ainda homenagem a uma personalidade deste ritmo: Mestre Bento. Discípulo de Mestre Lucindo, um dos grandes imortalizadores do carimbó de Marapanim, Mestre Bento é um dos principais defensores para que o carimbó se torne Patrimônio Cultural Imaterial do Povo Brasileiro. Bento Trindade Alves foi o fundador do grupo Raízes da Terra a 17 anos no município e é autor de mais de 50 composições de carimbó, que expressam a espontaneidade criatividade do homem do Pará.

OFICINAS – Durante o evento acontecerá a entrega de certificados aos concluintes das oficinas de arte-educação oferecidas pela Paratur. Através do Instituto de Artes do Pará (IAP) foram ofertadas as oficinas de Introdução a Linguagem Audiovisual, que aconteceram em duas etapas (uma em outubro e a segunda no início deste novembro) e a oficina de moda “Veste Carimbó”, realizada na segunda quinzena de novembro de 2011. Já a oficina de fotografia: informação visual com ênfase em turismo, realizada no final de novembro, resulta de uma parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (ABRAJET Pará). A Abrasel – Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares, do Pará, é parceira na oficina de gastronomia regional, que em Marapanim, tem como carro chefe o arroz marapaniense, feito à base de mexilhão e ingredientes locais. Cerca de 40 estudantes de escolas públicas municipais participaram da oficina de percussão e criatividade, aprendendo a construir, assim como os índios um dia fizeram, seus próprios instrumentos musicais, que dão vida ao carimbó.  Cerca de 100 pessoas foram beneficiadas com as cinco modalidades de qualificação ofertadas pela Paratur, através do Núcleo de Planejamento, Núcleo de Registro e Qualidade, Gerência de Negócios, Gerência de Comunicação Virtual.

O funcionário público Ranildo Tavares, 42 anos, que participou da oficina de fotografia, elogiou a iniciativa. "É uma oportunidade para que as pessoas daqui se capacitem". Para Ranildo oficinas como essas além de beneficiar os próprios participantes, beneficiam indiretamente todo o município. "Você imaginou o que são dez pessoas replicando para mais outras dez? O nosso município tem muito a ganhar", comenta.

Jean Barros durante muitos anos foi guia de turismo de Marapanim. Apresentava aos turistas o que há de melhor naquele município. Com o tempo passou a dançarino profissional de carimbo. Em 2006 descobriu que podia ir além inspirado pelo carimbó e se apaixonou pela fotografia. “Hoje sou fotógrafo profissional, graças ao apoio de um fotógrafo trazido ao festival pela Paratur”. Conta Jean, que fez do carimbo, da fotografia e do turismo importantes instrumentos de trabalho, lazer e realização profissional, assim como muitos outros habitantes da cidade.

Adenauer Góes, presidente da Paratur, explica que o Plano Estratégico de Turismo, lançado em novembro pelo Governador Simão Jatene, mostra com clareza que cultura e natureza são os principais insumos do turismo e indiscutivelmente a cultura da música e da dança do carimbó são referências do Pará,  particularmente do Nordeste do Estado. “Quando se pensa em Nordeste, Marapanim, Curuçá, Bragança, Salinas representam as expressões maiores nesses segmentos”. Diz Adenauer.  “O Festival de Carimbó de Marapanim é um destes produtos principais. A Paratur  apóia com a finalidade de fortalecer cada vez mais essa cultura do carimbó, e o entendimento dela como um ítem importante para aquilo que a gente entende como produto turístico paraense”. Reafirma Adenauer.

O Festival de Carimbó de Marapanim acontece de 20 a 22, na Praça da Bandeira (Cidade Carimbó), com programações diversas em outros pontos da cidade. Os participantes aproveitam a festividade à noite e durante o dia vão conhecer os principais atrativos turísticos da região, como as praias de Crispim, Marudá e Algodoal, na ilha de Mayandeua.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20 de janeiro - Sexta-Feira

19h00 – Cortejo do Mastro de São Sebastião, com percurso  Bairro Novo - Cidade
Carimbó e logo após o Levantamento do Mastro e Saudação aos Visitantes no palco,
com os Grupos “Os Originais de Marapanim” e “A Felicidade Não Tem Idade”

21h00 – PREMIO MESTRE LUCINDO DE MÚSICA DE CARIMBÓ – Modalidade LIVRE;
22h00 – PREMIO MESTRE LUCINDO DE MÚSICA DE CARIMBÓ – Modalidade RAIZ;

23h00 – Premiação dos Vencedores, com a entrega dos Troféus, nas modalidades
Livre e Raiz.

23h30 – Festa de Carimbó no Barracão das Tradições com Grupos de Carimbó Raiz;
Diariamente, à noite: Mostra da Gastronomia Marapaniense no Restaurante Principal do evento e nas Barracas de Comidas Típicas; Mostra de Produtos e Serviços Turísticos, nos Estandes; Mostra do futuro “Memorial Joaquim Amoras Castro”, ícone da cultura marapaniense, na ala dos estandes;  Entrevistas dos Mestres de Carimbó e Organizadores a Jornalistas e Visitantes na Secretaria do evento.

Dia 21 de Janeiro - Sábado

20h00 –  Homenagem Oficial ao Mestre BENTO DA TRINDADE ALVES, do Grupo
Raizes da Terra, representando o Carimbó Raiz de Marapanim, com a presença de
autoridades, patrocinadores e convidados especiais.

21h00 – Conclusão das Oficinas de Arte-Educação, com a entrega simbólica dos Certificados pela PARATUR, na pessoa de seu Presidente, Dr. ADENAUER GÓES, no Palco e no Estande da PARATUR;

22h00 – Mostra Coreográfica dos Grupos de Carimbó Raiz de Marapanim, com a
escolha do Melhor Grupo ;

23h00 – Concurso “A Mais Bela Sereia do Festival do Carimbó de Marapanim”;

23h50 – Festa de Carimbó no Barracão das Tradições (Lounge Carimbó);
Diariamente, à noite: Mostra da Gastronomia Marapaniense no Restaurante Principal do evento e nas Barracas de Comidas Típicas; Mostra de Produtos e Serviços Turísticos, nos Estandes; Mostra do futuro “Memorial Joaquim Amoras Castro”, ícone da cultura marapaniense, na ala dos estandes;  Entrevistas dos Mestres de Carimbó e Organizadores a Jornalistas e Visitantes na Secretaria do evento.

Dia 22 de Janeiro - Domingo

19h30 – Derrubação do Mastro de São Sebastião e entrega do Estandarte ao
Grupo que assumirá o próximo Mastro; Despedida do Grupo de Idosos “A
Felicidade Não Tem Idade” acompanhada do Grupo “Os Originais de Marapanim”,
no Palco do Evento;

20h30 – A Renovação do Carimbó de Marapanim – Mostra de Grupo de Carimbó
Mirim e a revelação do Flautista de Carimbó Douglas França;

21h30 – Mostra “Carimbó de Todos os Cantos”, com Grupos de Carimbó de outros
municípios do Pará, homenageando a Campanha “Carimbó do Pará, Patrimônio
Cultural Imaterial do Povo Brasileiro”.

22h30 – Show com  Convidados Especiais;

00h00 – Festa de Carimbó no Barracão das Tradições (Lounge Carimbó);
Diariamente, à noite: Mostra da Gastronomia Marapaniense no Restaurante Principal do evento e nas Barracas de Comidas Típicas; Mostra de Produtos e Serviços Turísticos, nos Estandes; Mostra do futuro “Memorial Joaquim Amoras Castro”, ícone da cultura marapaniense, na ala dos estandes;  Entrevistas dos Mestres de Carimbó e Organizadores a Jornalistas e Visitantes na Secretaria do evento.

Texto: Benigna Soares e Wanderson Curcino - ASCOM PARATUR



2 comentários:

  1. Hoje(20..01.2012)estava assistindo o jornal Liberal do meio dia,esperando alguma notícia sobre o festival.... pasmem nem tocaram no assunto.mas falaram das festas com as bandas de forró e das sertanejas que iam faser dentro do navio.coisa linda,maravihosa que cultura, que lindas letras,falar em leyra a liberal conhece essa? :quem leva avida agitada na praia é o
    sarará
    ele vai ele vem e lá vem o guará
    cuidado sarará que lá vem maguari
    se ele te pegar sarará,tenho pena
    de ti.
    essa preciosidade é de Mestre Lucindo o Rei do carimbó, a ecologia agradece.

    ResponderExcluir
  2. tem carimbo no Pará sem ser em Marapanim?viva a capital mundial do carimbó

    ResponderExcluir