quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Turismo no pólo Amazônia Atlântica será fortalecido pela Paratur

O Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado no dia 11 de novembro pelo governador Simão Jatene e pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes, prevê fortes investimentos nos próximos anos no turismo dos 144 municípios paraenses, que juntos formam os seis pólos turístico do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Esses investimentos vão desde obras de infra-estrutura turística, como construção de orlas em cidades pólos, fomento e formatação de novos produtos, promoção e divulgação. 

No pólo Amazônia Atlântica, por exemplo, segundo Adenauer Góes, praticamente todos os municípios turísticos foram contemplados em 2011 com investimentos na qualificação da mão de obra e de 2012 a 2015 receberão outros investimentos, em especial na promoção e marketing dos produtos já formatados. É o caso de Vigia de Nazaré, município pesqueiro, guardião do mais antigo Círio do Pará e que acaba de ter um ícone do patrimônio arquitetônico e histórico local, a Igreja de Pedra, escolhido como uma das sete maravilhas do Pará, em um concurso de nível nacional. Lá o presidente da Paratur, Adenauer Góes, certificou, dia 6 de dezembro, 85 concluintes dos cursos do Plano Emergencial de Qualificação Profissional. O evento aconteceu no auditório da Barraca da Festividade, em Vigia de Nazaré e os cursos concluídos foram de Gestão de Negócios, Condutor Local, Empreendedorismo e Qualidade no Atendimento para trabalhadores de bares, hotéis e pousadas. A capacitação foi realizada ao longo dos meses de novembro e dezembro, pela Paratur em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Na abertura do evento Adenauer Góes falou do Plano Estratégico de Turismo do Pará, da criação da nova marca turística do Estado, novo site promocional e da Secretaria de Estado de Turismo, que vem somar com a Paratur ações voltadas à gestão pública do turismo. Também falou do Programa de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTUR).

“O papel da gestão pública é o de motivar, mobilizar, os agentes que fazem o turismo e que esse turismo garanta qualidade de vida a toda a sociedade. Priorizamos nesta gestão o Planejamento. Esse planejamento contempla o pólo Amazônia Atlântica e as demais regiões turística do Pará, que consideramos a obra-prima da Amazônia”. Disse Adenauer, que antes da certificação esteve reunido com todo o trade local. 

O presidente da Associação Empresarial de Vigia, Mário Cardoso, elogiou a presença da Paratur no município, o que, segundo ele, vem ao encontro do que preconiza a entidade que reúne diversos empresários, entre eles os que representam os segmentos turísticos. “Muito importante a presença da Paratur em nosso município. Nós como empresários queremos contribuir com o turismo e estamos à disposição da equipe da Paratur”. Disse Mário, que é empresário do ramo de supermercados na Vigia.

O vice prefeito de Vigia, José Otávio Almeida, comemorou a presença da equipe da Paratur no município. “Nós nunca tivemos este real interesse do Governo do Estado, na gestão passada, de reunir os atrativos turísticos e vender o município. Precisamos cada vez mais desse entendimento de que nosso município precisa fazer parte desse processo e contamos com a Paratur”. Disse o gestor, ao se declara consciente de que Vigia de Nazaré é uma cidade turística cheia de atrativos, informação reforçada pelo prefeito da cidade, Noé Palheta, que ao longo da cerimônia fez questão de lembrar que dada a importância do turismo na Vigia ela teve a Igreja de Pedra escolhida uma das sete maravilhas do Pará.

O servidor público Horácio Ataíde Monteiro recebeu o certificado por concluir o curso de Gestão de Negócios. “Gostei de fazer o curso pela didática do instrutor e pela visão macro sobre a administração pública e empresarial. Vigia deixou de ser aquele município que viviam em torno de si. É um pólo que atrai fluxo de toda a região. Tem que se qualificar para receber esse turista. Por isso é muito salutar a vinda da Paratur nesse sentido”. Garantiu Horácio. 

“Esse curso chegou em boa hora por que além de aprender a parte técnica, precisamos saber bem mais sobre como receber bem nosso turista”. Disse Priscila Maia, autônoma, estudante de turismo do Instituto Federal do Pará (IFPA), concluinte do curso de qualificação para condutor local, equivalente ao de guia de turismo. 

Também participaram da programação em Vigia representantes do Banpará, Segurança Pública, bares, restaurantes, sindicatos, entre outros, graças a uma articulação do Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur, através das técnicas Elinea Ruth e Márcia Campos com a secretária municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Vigia, Izadora Almeida.

SÃO CAETANO – O município de São Caetano de Odivelas é um dos mais requisitados do Pará para o segmento de pesca esportiva e ecoturismo. Terra da boa gastronomia, do caranguejo, da música envolvente e do folclore popular, que tem como símbolo maior o “Boi Tinga”, fica a 110km de Belém, capital do Pará. Nesse município a Paratur também priorizou ações em 2011. No dia 6 de dezembro, Adenauer apresentou à sociedade local o Plano Estratégico de Turismo do Pará, motivou o empresariado local a se organizar em torno de entidades que fortaleçam o turismo, incentivando a criação de associação comercial. Também fez questão de dialogar sobre demandas locais, como ações de visibilidade à Banda Musical Rodrigues dos Santos, com mais de 130 anos de fundação, representante da música de São Caetano. Foi também o município escolhido pela Paratur para, possivelmente em 2012, servir de cenário para um filme (longa metragem) de origem alemã que vai retratar os encantos da Amazônia. No município Adenauer Góes foi recebido pelo prefeito local, Rubens Barbalho, que reconhece a importância do Governo do Estado no fortalecimento do turismo. Na ocasião Rubens falou das riquezas do lugar, da alegria do carnaval, da gastronomia rica em peixes e que tem como carro chefe o caranguejo. Certificou-se, ainda, de que tem o apoio garantido da Paratur para divulgar esses produtos turísticos nacional e internacionalmente. 

Rubens também comemorou a atitude do governador Simão Jatene, que lhe comunicou pessoalmente a inclusão de São Caetano, pela importância que tem para o segmento turístico da pesca esportiva, entre os municípios prioritários do turismo. Comemorou também o apoio do Governo do Estado para a construção da nova orla do município, um investimento de R$ 765 milhões, que já está com R$ 1,5 milhões empenhados através de convênio direto com a CAIXA e o Ministério do Turismo. 

“Estou no fim do meu segundo mandato e esta é a primeira vez que recebo um gestor da Paratur em nosso município”. Disse o prefeito, ao ressaltar que São Caetano é o maior pólo pesqueiro do Pará, banhado por rios e pelo oceano Atlântico, o que o torna mais importante ainda para o pólo Amazônia Atlântica. 

QUALIFICAÇÃO 2012 a 2015 - O plano de qualificação é resultado de uma parceria feita pela Paratur, Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), Senar e a APRH. Através do Plano já foram certificados 95 profissionais em Bragança, 74 em Marapanim, 80 em Curuçá, 40 em Quatipuru, 60 em Parauapebas, 80 em Marabá, 85 em Vigia, 70 em Belém, 63 em Santarém e 58 em Paragominas, 167 no Marajó, entre outros. Em janeiro a certificação acontece em Salinas. Desses municípios Bragança, Curuçá, Marapanim, Salinópolis, Maracanã, Capanema, Tracuateua e mais recentemente Caetano de Odivelas, juntamente com Vigia, integram o pólo turístico Amazônia Atlântica.

PEQTur - Cerca de 10.280 profissionais que atuam direta e indiretamente na área do turismo em 68 municípios do Pará devem passar por algum tipo de qualificação entre 2012 e 2015, por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), lançado em novembro pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). O programa é uma ação de continuidade à capacitação realizada em 2011 através do Plano Emergencial de Qualificação Profissional do Turismo, que contemplou 1330 pessoas.


Benigna Soares, Wanderson Curcino e Jeferson Höenisch – ASCOM Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário