sábado, 17 de dezembro de 2011

Paratur chega em Paragominas para certificar mais 58 profissionais de turismo


Mais 58 profissionais que atuam na área do turismo receberam certificados de conclusão de cursos oferecidos pelo Governo do Estado do Pará por meio do Plano Emergencial de Qualificação Profissional do Turismo, iniciado em agosto deste ano em 15 municípios paraenses. O evento, que aconteceu no auditório do Sindicato Rural do Pará no final da tarde desta sexta-feira, dia 16, contou com a participação de mais de 100 pessoas, além de autoridades, empresários, imprensa e outros.
O mensageiro de um dos maiores hotéis de Paragominas, Mateus dos Santos Diniz, ao representar os 58 formandos, chorou enquanto discursava sobre o que chamou de privilégio de poder fazer um curso dessa natureza. “Me desculpem,  mas isso nunca aconteceu na minha vida, fazer o curso foi uma grande oportunidade pra mim”. Justificou o rapaz muito emocionado que agora sonha com uma função de recepcionista, área para a qual se qualificou.  
“Paragominas é modelo de gestão ambiental. Não somos meros expectadores, somos atores e o turismo é importante”. Disse  Maria Aparecida Luciano, secretária municipal de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer de Paragominas, ao elogiar o lançamento, pelo governador Simão Jatene, do Plano Estratégico de Turismo do Pará e projeto de lei, aprovado na última quinta-feira na Assembléia Legislativa, da Secretaria de Estado de Turismo.
Manoel Pereira lembrou que o Senar do Pará, parceiro da Paratur na execução do Plano de Qualificação, foi o primeiro Senar do Brasil a trabalhar qualificações e que Paragominas foi o primeiro município paraense a receber a qualificação, seguido de Benevides e de Bragança.  Ele afirmou que em 20 anos a instituição já qualificou mais de 100 mil pessoas, através de convênios como o que firmou com a Paratur.
Carlos Freire, presidente do Belém Convention &  Visitors Bureau, representando o trade turístico da região  explicou por que direcionou seus investimentos, antes concentrados em Belém, para o município de Paragominas, onde ele  aponto a crescente força do turismo de eventos e negócios. Carlos fez questão de fazer parte da organização da agenda da Paratur na sexta e sábado em Paragominas, organizando inclusive em seu hotel (Regente), uma reunião com diversos empresários do setor de turismo da qual participou o presidente da Paratur, Adenauer Góes, o prefeito de Paragominas, Adnan  e Sidney Rosa,  secretário especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção.
“Esta é uma oportunidade única que merece ser reconhecida e valorizada”. Disse Carlos Freire sobre os cursos de qualificação ofertados pela Paratur, apartir de demanda indicada por instâncias do próprio município.
O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, diz que o município, como exemplo internacional de “Município Verde”, será apresentado para mais de 100 pesquisadores em março deste ano na Universidade  de Oxford e que são crescentes as visitas de pesquisadores ao município, assim como empreendedores, imprensa e outros que reconhecem a importância do município como modelo de gestão ambiental. Adnan parabenizou a Paratur e Senar por estarem presentes no processo de preparação da mão de obra local para receber esse fluxo e também o turista.
Adenauer Góes fez questão de historiar o trabalho do ex-prefeito de Paragominas, atual deputado Estadual e secretário de Produção, Sidney Rosa para que o município chegasse ao nível de desenvolvimento que chegou. Elogiou também seu sucessor Adnam Demachki e em especial as mais de 150 pessoas que prestigiaram o evento de certificação, para ele grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Paragominas ao elegerem os gestores certos para conduzirem a história e o desenvolvimento local.
“A Paratur está em sintonia com este projeto de desenvolvimento. Paragominas, que conquistou seu espaço como de desenvolvimento sustentável no Pará, não poderia ficar de fora do Plano Emergencial de Qualificação”. Disse Adenauer, ao explicar sobre a criação do Sistema de Gestão Pública do Turismo, que vai contemplar a Secretaria de Estado de Turismo, Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Fórum de Desenvolvimento Turístico do Pará (Fomentur). Destacou ainda como um dos principais resultados da gestão do turismo em 2011 o lançamento do Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado há cerca de um mês pelo governador Simão Jatene, juntamente com a nova marca e  novo site do turismo do Pará.
Muito prestigiado pela população local o secretário Sidney Rosa, que foi prefeito de Paragominas entre 1997 a  2004.  
Paragominas dá uma enorme contribuição sobre diversos aspectos Pará. Um município piloto onde as coisas funcionam bem. Na educação premiada, na gestão ambiental, setor produtivo, geração de emprego”. Disse Sidney, ao parabenizar o presidente da Paratur pela certificação dos 58 concluintes dos cursos de qualificação em Paragominas e por estar levando essa qualificação a outros municípios do Pará, onde o turismo é importante para a geração de emprego e renda.
Da mesma forma que foi criada a Secretaria de Estado de Indústria e Mineração os 35 deputados aprovaram a criação da Secretaria de  Turismo do Estado do Pará, um estímulo ao turismo”. Disse Sidney ao festejar a criação da nova secretaria que conduzirá as políticas públicas do turismo.

Benigna Soares -Ascom Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário