quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Convênio entre Paratur e AMATUR garante festival de carimbó de Marapanim


A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Associação Marapaniense de Agentes Multiplicadores do Turismo (AMATUR) assinaram na manhã desta quinta-feira, dia 22,  na Paratur, convênio para a realização do Festival de Carimbó de Marapanin, que acontece de 20 a 22 de janeiro de 2012.  O convênio tem como objetivo o repasse de valores, a título de patrocínio, a ações de comunicação do evento, visando difundir a cultura paraense,através da sua arte popular e seu folclore.

A Paratur, em parceria com outras instituições, ofereceu no decorrer de 2011,  algumas oficinas de qualificação preparatórias para o Festival de Carimbó. Através do Instituto de Artes do Pará (IAP), foram oferecidas duas oficinas de audiovisual (produção de vídeo), que ocorreram em duas etapas, (a primeira em outubro e a segunda no início de novembro deste ano), com a temática do carimbo. Outra oficina buscou aprimorar as costureiras locais. Intitulada “Veste Carimbó”, a oficina de moda foi realizada em novembro, Também em parceria com o IAP. Cerca de 20 pessoas foram beneficiadas em cada uma das oficinas.
Já a oficina de Comunicação e Turismo, com ênfase em Fotografia, contemplou 10 pessoas, foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (ABRAJET Pará), no final de novembro.  A Associação Brasileira de Bares e Hotéis do Pará foi responsável pela oficina de Gastronomia, que em Marapanin tem como carro chefe o arroz marapaniense.

Ainda visando fortalecer a temática do carimbó e qualificar a mão de obra local para a promoção, fomento, promoção, comercialização e também articulação do turismo local a partir desse evento anual, a Paratur promoveu  oficinas de percussão para cerca de 40 estudantes da rede pública do município de Marapanim e da comunidade de Marudá. Os participantes aprenderam a fazer seus próprios instrumentos musicais.
O Festival de Carimbó de Marapanin é o mais tradicional festival deste gênero no pólo turístico Amazônia Atlântica. É um dos símbolos culturais do Pará. O evento acontece anualmente desde 2004, tendo um público médio de 30 mil visitantes e conta com a participação de grupos de carimbo locais. Concurso de mísicas, mostras coreográficas, festival gastronômico e concurso de beleza são algumas outras atrações do festival.

Adenauer Góes, presidente da Paratur, na assinatura do convênio, lembrou que a Companhia Paraense de Turismo, em sua gestão, apoiou diversas edições do festival, especialmente em 2006 quando implantou uma nova metodologia de apoio, valorizando o evento através de oficinas de  qualificação e da criação de produtos, como jóias inspiradas no carimbó, ambientação de pousadas, investimentos na cultura e literatura local, entre outras, fortalecidas ainda mais este ano com as referidas oficinas. Ele adianta que durante o festival vão ser certificados os concluintes das oficinas e que a Paratur dará um grande apoio na cobertura e comunicação visual do evento.

“85 pessoas que trabalham em prol do turismo em Marapanim receberam certificados este ano, por concluírem os cursos de gestão de negócios, condutor local, empreendedorismo e qualidade no atendimento, que a Paratur ofereceu através do  Plano Emergencial de Qualificação Profissional do Turismo.  Com estas novas oficinas mostramos que o município e o pólo Amazônia Atlântica estão entre nossas prioridades de investimento”. Garante Adenauer Góes.

Ranilson Trindade, presidente da Amatur, se disse satisfeito com o apoio institucional da Paratur, que além de articular inúmeros parceiros, através do convênio, demonstra compromisso maior com o evento. “A Paratur cumpre com seu papel de apoiar o turismo nos municípios paraenses e garante a continuidade do carimbo, patrimônio cultural de Marapanim e do Pará”. Diz Ranilson.

Wanderson Curcino e Jeferson Höenisch - ASCOM Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário